
Deputada Federal eleita Silvye Alves teve votação recorde de 254.639
A quantidade de representação feminina passou de duas para seis parlamentares na bancada federal goiana, um recorde de votação: Silvye Alves (União Brasil), Flávia Morais (PDT), Adriana Accorsi (PT), Magda Mofatto (PL), Marussa Boldrin (MDB) e Lêda Borges (PSDB)
Helton Lenine
O número de deputadas federais por Goiás triplicou nestas eleições para a Câmara dos Deputados. A quantidade de representações femininas passou de duas para seis. Um recorde de votação. Com essa quantidade, o Estado supera a cota de 30% de participação feminina, alcançando 35% das 17 vagas na Casa.
Três dessas mulheres aparecem como as mais votadas dentre a lista dos dez candidatos mais votados, sendo a liderança encabeçada por Silvye Alves (UB). Na sequência, Flávia Morais (PDT), com 142.155, terceira mais votada no geral; e Adriana Accorsi (PT), com 96.694, sexta colocada no geral.
Confira as eleitas, por ordem de votação: Silvye Alves (União Brasil) – 254.639 votos; Flávia Morais (PDT) – 142.155; Adriana Accorsi (PT) – 96.694; Magda Mofatto (PL) – 81.996; Marussa Boldrin (MDB) – 80.449; Lêda Borges (PSDB) – 51.346.
Silvye Alves estreia na política após exercer a atividade como apresentadora de televisão. Optou pelo União Brasil, a convite do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado. Explorou o fato de ter sido vítima de agressão por parte de ex-namorado, o que sensibilizou o eleitorado feminino.
Flávia Morais sempre teve votações expressivas em Goiás. Foi primeira-dama do município de Santa Bárbara e também, por duas vezes, exerceu o cargo em Trindade, como esposa do então prefeito George Morais. Também foi secretária de Cidadania no governo Alcides Rodrigues.
Adriana Accorsi é delegada de Polícia Civil, filha do ex-prefeito de Goiânia Darci Accorsi, já falecido. Concorreu, por duas vezes, ao cargo de prefeita de Goiânia. Atualmente é deputada estadual.
Magda Mofatto é empresária em Goiânia e Caldas Novas na área de turismo. Foi prefeita de Caldas Novas e exerce o terceiro mandato como deputada federal.
Marussa Boldrin é engenheira agrônoma e exerce mandato de vereadora em Rio Verde. Foi eleita com o apoio do agronegócio, principalmente do atual deputao federal José Mário Schneirer, que presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).
Lêda Borges é procuradora de justiça do Distrito Federal aposentada. Foi prefeita de Valparaiso de Goiás e atualmente exerce mandato de deputada estadual.
O Estado de Goiás sempre teve representação no Congresso Nacional – Lúcia Vânia, por exemplo, exerceu cinco mandatos de deputada federal e dois de senadora – mas, ainda, de forma acanhada, como em todo o país.