
Maria Magdalena, na série na Netflix é interpretada por María Fernanda Yepes
Quem era a Maria Madalena na Bíblia? Ela era uma prostituta que foi curada pelo Senhor? Descubra a verdade acerca da verdadeira “Maria Madalena”.
O verdadeiro nome de Maria Madalena.
“Maria Madalena” foi um membro central do círculo íntimo de discípulos de Jesus. Seu verdadeiro nome não era Maria, pois este é de origem latina, mas o hebraico Miriam, um dos nomes femininos mais comuns na sociedade judaica do primeiro século. Lembre-se que todo o ministério do Senhor se passa por comunidades de judeus, herdeiros da cultura hebraica.
De Miriam derivou-se Mariam, e também Maria, assim como Mary. Todos estes são nomes posteriores, derivados de Miriam. Não há problema algum nisso, em se ter uma variação de um nome de uma língua em outra língua, embora isso faça ignorar as raízes com as quais aquele nome original foi construído.
(O fato é, ao escrever um texto em outro idioma, é certo colocar o nome que surgiu posteriormente numa pessoa que já tinha um certo nome, ou eu deveria manter seu nome como originalmente era chamado e deixar as variações provenientes dele somente para nomear novas pessoas?)

Madalena não era seu sobrenome, mas o lugar onde ela morou: Magdala, uma vila de pescadores na costa ocidental do Mar da Galileia. Veja Mateus 15:39.
Depois de despedir as multidões, subiu no barco e se dirigiu para as redondezas de Magdala. (Bíblia Peshitta)
O versículo acima foi extraído de uma Bíblia traduzida do aramaico, o idioma que o Senhor falava, nas traduções gregas Magdala está grafado como Magadã.
O nome dessa cidade significa “torre” (Migdal) em hebraico, uma referência a um monumento proeminente do município.
Miriam de Magdala era uma judia da nobreza
A ideia de que “Maria Madalena” foi uma prostituta perdoada por Jesus é pura lenda e surgiu séculos depois de Cristo.
Na verdade, Maria (Miriam) provavelmente foi um respeitado membro da classe alta judaica.
A indústria da pesca enriqueceu Magdala, e Miriam provavelmente fazia parte dessa aristocracia.
A Bíblia diz que ela foi uma das várias mulheres ricas que usaram sua riqueza para “sustentá-los [o ministério de Jesus] com os seus bens” (Lucas 8:2).
Descubra a verdade por trás de Maria Madalena (Miriam de Magdala):
Por que essa judia da nobreza se tornou discípula de Jesus? Talvez porque Jesus tenha salvado sua vida por tirar “sete demônios” dela (Lucas 8:2).
Miriam tornou-se tão importante que, após a ressurreição, Jesus apareceu primeiro a ela (Mar. 16:1). Ela é mencionada por nome 12 vezes nos Evangelhos, mais do que a maioria dos discípulos!
Considerando estes fatos, eu mencionarei este personagem bíblico em outros estudos como seu nome e contexto original, ou seja, Miriam de Magdala (ou Miriam Magdalena, que neste caso seria um adjetivo pátrio, como “Jesus o nazareno”).
Você tinha conhecimento do verdadeiro contexto acerca da “Maria Madalena” que tanto mencionamos na Bíblia? Compartilhe esse post.
Recomendo que assista a série Maria Madalena na Netflix, uma produção que entre estudos, roteirização e gravação levou cerca de 5 anos para ser finalizada, vale a pena acompanhar cada um dos 59 capítulos.