
Seu Chico Ferreira trabalha como o ferreiro há mais de 60 anos desde quando morava na roça.
O Gente Que Faz irá retratar a vida de Francisco Vieira Guimarães conhecido em Ipameri toda região como “Chico Ferreiro”.
Pessoa simples generosa competente que faz de sua profissão quase um artesanato, e além de trabalhar com ferragens ainda é apaixonado por tocar viola.
Seu Chico começou trabalhando nessa profissão com os pais, porque segundo ele afirmou ao Blog, antigamente os pais não compravam roupas nem calçados para os filhos, e cada um tinha que se virar, por essa razão ele começou a fazer esporas, lamparinas, funis e ainda fazia algum conserto de freio para cavalos.
Mas primeiro realizava o serviço que fazia na roça. Depois seu Chico se casou, pois já havia se tornado um rapaz e achou que era hora de se casar, tendo formado família com 24 anos. Um ano mais tarde se mudou para a cidade de Ipameri-Goiás e daí em diante só ficou na profissão de ferreiro e de marceneiro, porém após alguns anos se dedicou apenas a profissão de ferreiro, que exerce até os dias de hoje com esmero, dedicação e competência.
Chico violeiro
Além de ferreiro, seu Francisco tem outra grande paixão, tocar viola. Como Violeiro dos bons, ele já se apresentou em festas de aniversário de familiares e amigos, e ele diz “eu não sou bom não, eu toco, é porque a gente não tem nem prática de aprender a tocar viola mas faz algum barulho só barulho mesmo” .
Por esses anos todos de dedicação, que o Blog do Alan Ribeiro – Jornalismo de Verdade – concede ao “Seu Chico Ferreiro” o Título de Gente que Faz.
Confira as imagens do Seu Chico exercendo suas duas grandes paixões:
1 – Chico Ferreiro –
Chico Violeiro