
SIMÃO era o nome dele. Então, foi um encontro estranho ser dito por Jesus que seu novo nome seria Pedro (desculpe, o quê?), Especialmente considerando que o nome Pedro significa “rocha”.
Simão Pedro era muito emotivo e impulsivo para merecer tal nome. Quando Jesus tentou lavar seus pés, Pedro se recusou a permitir que seu Mestre se abaixasse. Mas então Jesus disse: “Se eu não te lavar, você não tem parte comigo”, e de repente Pedro queria um banho completo. Quando os soldados vieram para prender Jesus, Pedro puxou sua espada e cortou a orelha de um soldado (não tenho certeza de qual era o plano). Mas então, depois que Jesus foi preso, toda a bravata cortada das orelhas de Pedro desapareceu. Para evitar ser preso, ele também negou conhecer Jesus não uma, mas três vezes. Portanto, sua instabilidade levanta a questão:
Por que Jesus chamou uma pessoa instável de “rocha”?
Antes de Jesus Simão era um pescador imprudente e atrevido cuja boca e escolhas o colocaram em apuros.
Depois de Jesus, Simão tornou-se verdadeiramente Pedro: pregador de pedra da igreja antiga, curador de enfermos e coxos, autor de dois livros do Novo Testamento, destemido até a morte.
“Porque Jesus nos faz o que não somos.”
Jesus nos conhece já dentro do ventre de nossas mães. Desde o início Ele sabia que Simão era Pedro.