Palavras de Deus: Governe Sua língua

Bom domingo meu irmão, bom dia minha irmã!

Provérbios 11.12 afirma: “Quem fala mal do seu próximo não tem juízo; o homem prudente se cala.”

Salomão adverte no texto contra fofocas, calúnias ou insultos ao próximo. A sabedoria bíblica ensina que ninguém deveria jamais desprezar orgulhosamente os outros, seja em seus corações ou com palavras.

Pessoas sábias conterão suas palavras, falarão na hora certa e abandonarão as palavras depreciativas. A fala é sempre uma das evidências mais seguras de sabedoria ou a falta dela. A quantidade de palavras pode provar sabedoria ou loucura. Eclesiastes 5.3 afirma: “Porque das muitas preocupações vêm os sonhos, e do muito falar, palavras tolas.”

Contar qualquer coisa sobre outra pessoa, mesmo que seja verdade, mas que não seja necessária nem útil para sua reputação, não só é uma insensatez pelo desgoverno da língua, mas é um pecado muito comum.

O Senhor Jesus foi vítima de abuso verbal, mas Ele não insultou nem ameaçou de volta. 1 Pedro 2.23: “Pois ele, quando insultado, não revidava com insultos; quando maltratado, não fazia ameaças, mas se entregava àquele que julga retamente.” Seguir a Jesus significa seguir Seus passos em tudo, dentre eles ser nobre, governando a língua, mesmo quando estiver sofrendo injustamente nas mãos de outros.

Assim, como você fala dos outros? É preciso governar a língua, pois é sempre muito fácil pecar com as palavras. Naturalmente você pode fofocar, debochar, desprezar, julgar e criticar aqueles que estão ao seu redor. Na verdade o que você fala revela a você e a outros o seu caráter e coração. Jesus afirmou em Lucas 6.45: “…porque a boca fala do que está cheio o coração.”

Governe sua língua! Uma regra simples para fazê-lo é cortar suas palavras pela metade. Fale menos, mesmo que doa!

Tenha um bom dia!

Leia a Bíblia ela é a palavra viva de Deus!

assece blog

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 17404