
Como saber quando uma pessoa próxima não está bem de saúde mental? O Valor ouviu Karina Servi, terapeuta da Naomm, startup que reúne terapeutas qualificados e licenciados em Práticas Integrativas e Complementares para entender os primeiros alertas. À primeira vista, podem parecer inofensivos, mas que podem levar uma pessoa ao colapso mental, emocional e facilmente a problemas mais graves de saúde.
Irritabilidade e estresse. Quando a irritação vira algo constante e nos leva a ter reações aumentadas frente a pequenos acontecimentos, é um sinal vermelho. Se o estresse vier acompanhado também de problemas para dormir, é hora de buscar ajuda.
Mudança repentina de humor. Estar bem e, de repente, sentir raiva intensa ou sentimentos depressivos pode indicar um problema. Claro que é normal reagir de formas diferentes a situações diferentes, porém, a persistência na inconstância pode ser um sinal do corpo de que algo não está bem e deve ser investigado.
Lapsos de memória. Quando uma pessoa começa a perceber que a memória dela começa a falhar com coisas muito simples, como esquecer o que ia fazer na cozinha ou o que ia pegar no armário, na maioria das vezes pode ser um indício de um esgotamento mental.
Se cuide, ter a saúde mental estabilizada evita depressão, ansiedade e outros transtornos da mente.
Parceria Redes Cordiais