Essa semana a rede de fast food Burger King lançou a campanha “Como explicar?”, que traz um filme onde crianças explicam relacionamentos homoafetivos. O gancho é o mês de junho, tido como o mês do Orgulho LGBTQIA+ e vai na onda de diversas marcas que assumem posicionamento diante de temas polêmicos. O vídeo gerou muitas discussões na internet e a hashtag #BurgerKingLixo já está no topo dos trends no Twitter.
No release enviado à imprensa, há dois dias, a rede diz que assumiu o compromisso de dar voz à comunidade LGBTQIA+ usando da representatividade como ferramenta de conhecimento e discussão e propõe a ótica infantil para o assunto. O filme traz as crianças acompanhadas de adultos, aparentemente seus pais, e elas explicam o que são relacionamentos homoafetivos.
“O lançamento dessa campanha tem como objetivo endereçar um ponto de reflexão à população em geral. O preconceito é uma construção social e, com toda a responsabilidade que nos cabe enquanto companhia, conseguimos mostrar que os pequenos carregam o discernimento a partir de um olhar muito sensível e humano”, diz Juliana Cury, Diretora da Marca Burger King do Brasil, no texto enviado.
Junto com a campanha, o Burger King também lançou uma cartilha, em parceria com a ONG Mães Pela Diversidade, com dicas e instruções para as pessoas que desejarem conhecer mais e se aprofundar na temática. Além de ter anunciado apoio financeiro à Instituição.
No canal do Youtube da Rede, muitos comentários negativos também se contrapõem aos de apoio mostrando como o assunto ainda divide opiniões.
Opinião do Blog do Alan Ribeiro Jornalismo de Verdade: nós enquanto cidadãos e defensores dos valores primordiais da família como célula mater da comunidade manifestamos publicamente através do blog e também nos perfis oficiais no Instagram e Facebook nossa indignação.