Virologista chinesa nega vazamento de coronavírus de seu laboratório

Para um coro crescente de políticos e cientistas americanos, depende dela se o mundo um dia saberá se o vírus por trás da devastadora pandemia de Covid-19 escapou de um laboratório chinês. Para o governo e o público chineses, ela é uma heroína do sucesso do país na contenção da epidemia e uma vítima de teorias conspiratórias malignas.

Shi Zhengli, uma importante virologista chinesa, está mais uma vez no centro de narrativas conflitantes sobre sua pesquisa de coronavírus no laboratório do governo em Wuhan, cidade onde surgiu a pandemia.

A ideia de que o vírus pode ter escapado de um laboratório é considerada implausível há muito tempo por cientistas e rejeitada por outros por sua conexão com o ex-presidente americano Donald Trump. Mas uma nova análise feita pelo governo Joe Biden e pedidos de maior rigor por importantes cientistas trouxeram a teoria novamente ao primeiro plano.

Os cientistas em geral concordam que ainda não há evidência direta em apoio à teoria do vazamento do laboratório, mas um número maior deles diz que a hipótese foi descartada rápido demais, sem uma investigação completa, e aponta uma série de perguntas perturbadoras.
Alguns cientistas dizem que Shi realizou experimentos arriscados com coronavírus de morcegos em laboratórios que não eram suficientemente seguros. Outros querem esclarecer relatos, citando a inteligência dos Estados Unidos, de que as primeiras infecções por Covid-19 ocorreram entre vários funcionários do Instituto de Virologia de Wuhan.

Shi negou essas acusações e agora defende a reputação do laboratório e, por extensão, a de seu país. Contatada por telefone na semana passada, ela disse de início que preferia não falar diretamente com repórteres, citando as políticas do instituto. Mas ela mal conseguia conter sua frustração.

“Como eu poderia oferecer evidências de algo que não tem evidências?”, disse ela, com a voz se erguendo de irritação durante a breve conversa não agendada. “Não sei como o mundo chegou a isto, constantemente despejando sujeira sobre uma cientista inocente”, escreveu em uma mensagem.
download

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 18809