
Embora possa ser verdade que o Facebook domina o cenário da mídia social, com 2,6 bilhões de usuários diários entre Instagram, WhatsApp, Messenger e sua rede social homônima, o título de plataforma de mídia social mais usada nos Estados Unidos vai para um rival do Vale do Silício. De acordo com uma nova pesquisa do Pew Research Center sobre o uso de mídia social em 2021, o YouTube, de propriedade do Google, tem o maior alcance entre os adultos dos EUA. De acordo com a pesquisa realizada entre 25 de janeiro e 8 de fevereiro, 81 por cento dos entrevistados com 18 anos ou mais relataram usar o YouTube, enquanto o Facebook ficou em segundo lugar com um alcance de 69 por cento. Com apenas 40%, o Instagram está em um distante terceiro lugar à frente do Pinterest, LinkedIn, Snapchat e Twitter. O alcance do Twitter de apenas 23 por cento é particularmente notável, considerando seu papel percebido no centro do discurso público nos últimos anos. Entre as 10 principais plataformas, YouTube e Reddit foram os únicos a ver um aumento estatisticamente significativo no uso desde 2019, quando a Pew conduziu uma pesquisa semelhante pela última vez. Curiosamente, as duas plataformas principais também são usadas por usuários da Internet de todas as gerações. Com uma parcela de uso de 49% e 50% entre americanos com 65 anos ou mais, o YouTube e o Facebook estão quilômetros à frente do Instagram (13%) ou do Twitter (7%), em terceiro lugar, nesse aspecto.