A Prefeitura de Catalão irá publicar na tarde desta quinta-feira (14), decreto que irá estabelecer medidas ainda mais restritivas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. O anúncio da edição do novo decreto foi realizado nesta manhã em pelo secretário municipal de saúde de Catalão, Velomar Rios.
O foco das medidas restritivas às atividades comerciais é tentar conter e desacelerar a disseminação e o contágio do Coronavírus. As novas determinações foram adotadas em razão do aumento considerável no número de pessoas contaminadas pela Covid-19 e a lotação dos leitos de UTI em Catalão.
Decreto
De acordo com o novo decreto, que terá validade inicial de 10 dias, todas as atividades comerciais, industriais e de serviços funcionarão normalmente, com a manutenção do uso de medidas sanitárias, no período compreendido entre as 06h até as 21h. Após esse horário, somente os postos de combustíveis, farmácias e unidades de saúde e pronto-atendimento poderão funcionar.
Restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e estabelecimentos voltados à alimentação, poderão funcionar somente com portas fechadas e apenas para fins de entrega de alimentos em domicílio (sistema delivery).
Eventos comemorativos e esportivos de qualquer natureza, assembleias, reuniões e correlatos, que envolvam contato físico e causem aglomerações em espaços de uso público ou coletivo – localizados em bens públicos ou privados – estão suspensos conforme o novo decreto.
O Secretário Velomar Rios ainda alertou que a fiscalização será intensificada, e os estabelecimentos que não se adequarem serão aplicados medidas mais restritivas, como a aplicação de multas e o fechamento e/ou suspensão definitiva das atividades.