
Na noite desta sexta-feira 14, foi realizada a solenidade de inauguração do Museu Municipal Adolvando Carlos de Alarcão. O evento contou com a presença da Prefeita de Ipameri, Daniela Vaz Carneiro, da Gerente de Cultura, Beth Costa, da Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Ilza Martins, do Secretário de Meio Ambiente, Uanderson Carneiro, do Engenheiro Civil, Marcus Vinícius, da Arquiteta, Wanessa de Oliveira, do Padre Murah e do Pastor Robson.
O evento foi iniciado com as bênçãos ao novo espaço, conduzidas pelo Padre Murah e pelo Pastor Robson, em seguida foi descerrada a placa de inauguração, onde a Prefeita de Ipameri, Daniela Vaz Carneiro ressaltou a importância do homenageado para a cultura do município.
Dando continuidade, todos presentes iniciaram a visitação ao museu pelo arquivo histórico denominado Antônia Emídio Vaz, educadora, que muito fez pela educação do município. Nesta sala será disponibilizado documentos, fotos e acervos históricos físicos e digitais para fonte de pesquisas.
A próxima sala apresentada, foi a Sala da Imagem e do Som denominada Jorgeta Gabriel Moisés, reunindo um grande acervo histórico de equipamentos de comunicação e a exposição de imagens que marcam a história de nosso município. O Museu conta também com a Sala da Saudade, denominada Luiz Fernando Cosac (Nando), um grande Ipamerino que dedicou grande parte de sua vida a arte e a cultura Ipamerina e por vários lugares por onde passou.
Concluindo a primeira ala do Museu, a Prefeita Daniela e todos presentes chegaram a Sala das Curiosidades Históricas, denominada Eliza Abrão, pessoa ícone de nosso município, Ipamerina, comerciante que por décadas se dedicou ao comércio de artigos musicais em nosso município. Uma gama de peças históricas e antiguidades compõem a sala, onde se pode encontrar artigos como perfume francês da década de 1940, móveis anteriores a esta data e um grande acervo de fotos.
Partindo para a segunda Ala do Museu, encontra-se a Sala Documental Elizabeth Gali, onde estará exposto um grande acervo de quadros que retratam importantes marcos históricos do município, como a construção da Catedral na década de 1930, Pionerismo do Sr. Odilon Vaz e Dr. Rocha na construção do 1º Sindicato Rural de Ipameri, peças históricas como um telégrafo que pertenceu a estação ferroviária entre outras curiosidades.
E chegando ao final, todos adentraram a sala que possui uma das grandes atrações do Museu, a Sala da Luz, onde é homenageado o grande pioneiro e visionário, Major Aristides Borges.
Na ocasião a Prefeita de Ipameri, Daniela Vaz Carneiro, parabenizou o Engenheiro Civil Marcus Vinicius e toda equipe de servidores da Secretaria de Infraestrutura pelo empenho no deslocamento de todos estes equipamentos e a restauração dos mesmos, para serem expostos no Museu Municipal, também agradeceu à arquiteta Wanessa de Oliveira pelo profissionalismo na criação e disposição dos espaços, aos assessores Fernando Vaz e Denisson Silva pelas artes fotográficas, à Beth Costa pelo conhecimento e grande trabalho de seleção de peças expostas, Secretário de Meio Ambiente pelo projeto de paisagismo e demais colaboradores.
O Engenheiro Marcus Vinicius relatou as dificuldades enfrentadas e superadas nesta missão e a satisfação de contribuir para mais esta importante obra. Por fim, a Gerente de Cultura explanou sobre a grandiosidade da Prefeita de Ipameri Daniela Vaz Carneiro em sua gestão, que muito valorizou a cultura Ipamerina e todas áreas, durante todo seu mandato. Mesmo diante de grandes dificuldades, nunca mediu esforços, trabalhou e trabalha diariamente para proporcionar uma Ipameri cada dia melhor para todos Ipamerinos. Emocionada, a Gerente de Cultura enfatizou que o Museu Municipal Adolvando Carlos de Alarcão será mais um marco deixado pela administração da Prefeita de Ipameri Daniela Vaz Carneiro em nossa cidade.