
Repudio, lamento e deploro o que assistimos nesta noite. Não tenho outras palavras para descrever: foi um verdadeiro atentado à democracia.
Desde a primeira hora, confirmei minha participação no debate entre os candidatos à presidência da República promovido pela Globo. Concordei com todas as regras e vim hoje aos estúdios da emissora pronto para cumpri-las integralmente. Mais que isso: participei de todos os debates realizados nesta campanha, respeitando sempre o acordado.
Tudo isso traduz meu respeito ao eleitor brasileiro, meu compromisso em buscar os melhores caminhos para os enormes problemas vividos pela nossa população e, sobretudo, meu dever cívico e minha lealdade democrática.
O que a Justiça do nosso país – seja por intermédio do Supremo Tribunal Federal, seja pelo Tribunal Superior Eleitoral – fez hoje representa, nada mais, nada menos, que a destruição do processo eleitoral no país. É um flerte perigoso – mais um – com o enfraquecimento das nossas instituições. Parecem desejar chegar a uma “ditadura da toga”, a ponto de decidir entre eles quem deve ser o presidente da República.
O catalisador desse atentado foi, lamentavelmente, aquele que mais deveria mostrar apreço pelo nosso povo: o atual presidente da República. Luiz Inácio Lula da Silva atuou desde o começo da campanha para interditar o debate e evitar que o Brasil discutisse seu desgoverno. Revelou, com todos os contornos, o quanto despreza o povo brasileiro.
Ronaldo Caiado



