Caiado defende parceria entre Estado e Sistema S para interiorizar a cultura

Segundo o candidato, o modelo foi aplicado no estado de Goiás e permitiu que mais de 1.200 artistas pudessem levar cultura e arte ao interior

O candidato à Presidência da República Ronaldo Caiado (PSD) propôs uma parceria entre o Estado brasileiro e o Sistema S para interiorizar a cultura do país. Segundo ele, o modelo foi aplicado com sucesso em Goiás durante seu governo. “Foram mais de 1.200 artistas no nosso estado de Goiás que resgatamos no sentido de poder desenvolver as suas atividades”, disse. A proposta foi apresentada nesta quarta-feira (23), após visita à Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP).

Segundo Caiado, o modelo prevê que o Estado divida com o Sistema S os custos de eventos culturais. O governo arcaria com 80% das despesas, enquanto os outros 20% ficariam a cargo do Sistema S. “O modelo que implantamos é um modelo de parceria com o Sistema S onde o Estado arca com 80% e o Sistema S com 20%, e a gente leva para o interior essa possibilidade da divulgação da vocação de cada um”, defendeu o ex-governador de Goiás.

O postulante à cadeira do Palácio do Planalto também sugeriu que a cultura não é uma pauta partidária, mas sim de todos os brasileiros. “Quero mostrar cada vez mais e reafirmar que cultura é liberdade. Além do mais, tirar a tese de que cultura é de um partido ou de outro. Cultura não é propriedade de partido algum. A cultura deve ser estimulada por todos nós, fazendo com que o cidadão que mora no interior, o mais longínquo, tenha também essa oportunidade”, afirmou.

Debates

Perguntado sobre a ausência dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro nos debates, o candidato avaliou que o acesso à informação também é fundamental no processo eleitoral. Caiado classificou como um “sequestro à democracia brasileira” o cenário atual e criticou a ausência dos candidatos. Sem a presença de ambos, a Rede Record cancelou o debate que ocorreria no domingo.

Para Caiado, a ausência nos debates impede que o eleitor tenha acesso às informações necessárias para decidir seu voto. “Isso é a negação da democracia. A democracia brasileira foi sequestrada. Eles não querem mudar nada. Querem manter o status quo. Isso é negar o direito de informação que o cidadão tem”, declarou. Ao se referir à possibilidade de Lula ou Flávio Bolsonaro chegarem ao segundo turno, afirmou: “Qualquer um dos dois que vai pro segundo turno é uma roleta russa, mas o tiro vai na cabeça do eleitor.”

Meio ambiente e eleições

Questionado sobre o evento climático El Niño e as problemas climáticos que já vem causando neste ano, Caiado apontou que vai investir em tecnologia para melhorar a previsibilidade de eventos adversos. “O cidadão não pode viver amanhã num voo cego. Sem saber quais são as variantes que teremos do ponto de vista climático. Vou implantar o máximo de tecnologia em parceria com todo o sistema de satélites, junto com a pesquisa das universidades e da iniciativa privada para que tenhamos a maior capacidade de diagnóstico por região”, argumentou.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 24190