
Candidato à Presidência cumpriu agenda na feira do Garavelo, em Aparecida de Goiânia (GO), na manhã deste domingo (6)
O candidato à Presidência da República Ronaldo Caiado (PSD) prometeu, nesta domingo (6), durante coletiva de imprensa realizada na feira do Garavelo, em Aparecida de Goiânia (GO), reduzir a taxa de juros pela metade, para 7%, e diminuir a carga tributária como forma de melhorar a vida dos comerciantes e estimular a atividade econômica. Segundo ele, os juros elevados têm prejudicado principalmente os pequenos e microempresários, além do varejo e da indústria.
“Principalmente, a diminuição da carga tributária. Tenho caminhado o Brasil todo. Ninguém suporta mais essa taxa de juros que está destruindo o pequeno e o micro empresário, o varejo brasileiro, a indústria. Tá sendo demolidor. A sociedade brasileira não tem como trabalhar com essa taxa de juros e ela não é por acaso. É em decorrência de uma atitude do governo federal em fazer um gasto irresponsável onde parte é desviado em corrupção”, criticou.
O candidato também destacou ações de segurança pública implementadas durante sua gestão em Goiás e afirmou que o Estado deixou de ser um ambiente favorável à atuação de criminosos. “Aqui era a Disneylandia dos bandidos e dos traficantes. Até no estádio Serra Dourada tinha uma indústria de bebida falsificada. Tinha disseminação. Mas tão logo o Caiado chegou no governo, isso aqui não existe mais”, disse.
Ao falar sobre o combate à violência contra a mulher, Caiado afirmou que atualmente cerca de 36.400 mulheres estão sob proteção das forças de segurança e da inteligência de Goiás. Segundo ele, apenas cinco dessas mulheres foram vítimas de feminicídio, sendo que uma delas não havia aceitado o botão do pânico e voltou a conviver com o agressor.
Caiado disse que o número demonstra, em sua avaliação, a efetividade da política de proteção às mulheres no Estado. “Então, quando o juiz de direito passa ao Estado de Goiás a responsabilidade de dar a essa mulher toda a proteção, a incidência de Goiás é de 0,014%. É uma das menores do Brasil e talvez a menor”, declarou.
Na coletiva, o candidato também apresentou propostas para mudanças nas regras de indicação e atuação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele defendeu que os ministros indicados para a Corte tenham ao menos 60 anos e currículo de vida conhecido pelo conhecimento jurídico e pela “vida ilibada”.
Segundo Caiado, ministros que deixarem o STF aos 75 anos ou se desligarem da Corte também ficariam sujeitos a restrições para exercer atividades profissionais e políticas. “Ele terá também ao chegar aos seus 75 anos ou se desligar, ficará 2 anos sem poder dar parecer, 4 anos sem poder exercer a profissão e 8 anos sem poder ser candidato”, disse.
Caiado afirmou ainda que, caso tenha a oportunidade de indicar quatro ministros para o Supremo, escolherá mulheres. “Terei a possibilidade de indicar 4 vagas no Supremo. E as 4 serão indicadas por mim e serão mulheres que estarão assumindo o STF. Você nunca viu as mulheres que estão ali ou que passaram por lá constrangerem a população”, declarou.



