Lideranças evangélicas reforçam apoio a Daniel Vilela após escolha de Luiz do Carmo

A disputa pelo governo de Goiás já começa a movimentar lideranças evangélicas. Parte dos pastores ouvidos pelo Jornal Opção manifesta apoio à reeleição de Daniel Vilela e avalia de forma positiva a indicação de Luiz do Carmo como vice-governador.

O peso do eleitorado ajuda a explicar o interesse: segundo o Censo 2022 do IBGE, os evangélicos representam 32,6% da população goiana com 10 anos ou mais. Apesar da influência das lideranças, os próprios religiosos ressaltam que o apoio não significa imposição de voto. As igrejas funcionam como amplas redes de comunicação, com presença em Goiânia e no interior, mas a decisão final continua sendo individual.

Uma das principais manifestações de apoio veio do bispo Oídes José do Carmo, presidente da Convenção dos Ministros da Assembleia de Deus de Madureira em Goiás. Para ele, Daniel Vilela está preparado para dar continuidade às políticas do governo Ronaldo Caiado:

“Eu tenho toda fé e confiança de que ele está preparado e maduro, após caminhar ao longo desses anos ao lado de Ronaldo Caiado, pois acompanhou o governo de perto.”

Oídes também defendeu a escolha do irmão, Luiz do Carmo, para a vice: “O Daniel acertou na escolha. Luiz do Carmo é um homem preparado e representa um segmento muito forte e capaz de decidir uma eleição majoritária em Goiás.”

A indicação de Luiz do Carmo é vista por várias lideranças como uma “escolha inteligente”. Ligado à Assembleia de Deus Ministério Madureira, o ex-senador tem trânsito entre diferentes grupos religiosos. O apóstolo Cleôncio Satler, presidente do Conselho de Pastores das Igrejas Evangélicas de Goiás, classificou a decisão como positiva. O pastor Gentil Oliveira foi além e afirmou que a entrada de Luiz do Carmo foi decisiva para o seu apoio:

“A entrada de Luiz do Carmo como vice, por ser evangélico e amigo de muitos anos, veio a somar na decisão de apoiarmos Daniel Vilela.”

A principal justificativa do apoio é a continuidade. Segurança pública, educação, saúde, responsabilidade administrativa e programas sociais são os pontos mais citados. O pastor Josué Gouveia, da Assembleia de Deus Ministério Vila Nova, resume o sentimento:

“Nós apoiamos o Daniel Vilela porque ele vem da mesma linha do Caiado, que fez uma grande administração, mudou a história de Goiás no sentido da educação e da segurança.”

As lideranças reconhecem, no entanto, que não há unanimidade entre os fiéis. O apoio dos pastores pode influenciar parte do eleitorado, mas não garante transferência automática de votos. A aposta está na força das redes de relacionamento das igrejas e na mensagem de continuidade da gestão estadual.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 23731