Paz no vale escuro

Uma das partes mais marcantes do Salmo 23 é quando Davi diz: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum.” O salmista não afirma que nunca passaria por vales. A vida cristã não é ausência de dificuldades. Existem momentos de perda, medo, enfermidade, lutas emocionais e crises inesperadas. O vale faz parte da caminhada humana.

Porém, o diferencial está na presença de Deus dentro do vale. Davi declara: “porque tu estás comigo.” Essa é a verdadeira segurança do cristão. A presença de Deus vale mais do que qualquer circunstância favorável.

Os vales são lugares escuros e silenciosos. Muitas vezes parecem períodos em que não entendemos o que Deus está fazendo. Entretanto, os vales também se tornam lugares de crescimento espiritual. Em muitos momentos, é nas dificuldades que aprendemos a confiar mais profundamente no Senhor.

Davi ainda diz: “A tua vara e o teu cajado me consolam.” A vara representava proteção contra predadores; o cajado servia para conduzir as ovelhas. Deus protege e corrige Seus filhos. Mesmo quando não entendemos Seus processos, podemos confiar em Seu cuidado.

O medo tenta dominar o coração humano, mas a fé nos lembra que Deus permanece presente mesmo nas noites mais escuras da vida.

Versículo-chave:
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo.” — Salmos 23:4

Aplicação prática:
Entregue ao Senhor os seus medos. Lembre-se de que a presença de Deus é maior do que qualquer vale que você esteja enfrentando.

Diácono Túlio Rodrigues Vaz

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 22932