Energia Feminina, da Equatorial, mobiliza 400 mulheres e ganha destaque em festival global


Iniciativa que oferece capital semente e mentoria para empreendedoras será tema de painel no World Creativity Day, nesta quinta-feira (23), no Hub Goiás
 
Goiânia, 23 de abril de 2026 – Mais do que incentivar o empreendedorismo, transformar a realidade financeira de mulheres goianas por meio da inovação social. Esse é o foco da participação da Equatorial Goiás no World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) 2026, movimento reconhecido pela ONU que tem Goiânia como uma de suas sedes globais. Na quinta-feira (23), às 10h, a distribuidora leva ao Hub Goiás o debate “Quem está revolucionando a realidade do empreendedorismo feminino em Goiás e no Brasil”.
 
O debate reúne a coordenadora do projeto Energia Feminina, Cleusa Mascarenhas, ao lado de representantes do Sebrae Delas e da Finep. O projeto, realizado pelo Instituto Equatorial em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), já apresenta números expressivos no Estado: quase 400 mulheres mobilizadas, das quais 112 estão em formação intensiva. O grande diferencial da iniciativa apresentada no festival é a entrega de capital semente para 52 mulheres, um aporte financeiro direto para que seus negócios ganhem tração e sustentabilidade.
 
Para a coordenadora do Instituto Equatorial, Janaína Ali, o evento destaca como a criatividade pode gerar renda. “A criatividade para nós não é apenas artística, é a capacidade de criar caminhos reais para a autonomia financeira. O Energia Feminina oferece suporte onde a mulher mais precisa: formação prática, rede de apoio e acesso a recursos financeiros. Quando unimos forças com Sebrae e Finep, criamos um ecossistema que realmente impulsiona o mercado local”, afirma Janaína.
 
Impacto Real
 
O projeto Energia Feminina foca em quatro pilares centrais: capacitação prática e acessível, fortalecimento da autonomia, acompanhamento próximo por meio de mentorias e conexão com oportunidades reais de geração de renda. “A principal mensagem que queremos deixar é que o empreendedorismo feminino, quando aliado a acesso, formação e oportunidades estruturadas, é um motor de transformação de comunidades inteiras”, reforça a coordenadora do Instituto.
 
Serviço:
Painel:  “Quem está revolucionando a realidade do empreendedorismo feminino em Goiás e no Brasil”
Data:  23 de abril de 2026 (quinta-feira)
Horário:  10h
Local:  Hub Goiás – Rua 261, nº 384, Setor Leste Universitário, Goiânia.

Sobre o Instituto Equatorial  

O Instituto Equatorial é uma organização mantida com recursos próprios do Grupo Equatorial e tem como missão contribuir para a redução das desigualdades sociais nos territórios onde atua. Para isso, desenvolve soluções adaptadas às realidades locais e fortalece parcerias entre comunidades e diferentes setores.

Sobre a Equatorial Goiás
 
A Equatorial Goiás integra o Grupo Equatorial, holding brasileira do setor de utilities e o terceiro maior grupo de distribuição de energia do País. O grupo atende mais de 56 milhões de pessoas por meio de sete concessionárias. Em Goiás, são cerca de 3,5 milhões de unidades consumidoras, distribuídas em 237 municípios, abrangendo 98,7% do território estadual, em uma área de 336.871 km².

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 22581