Marc Márquez, o perseguidor implacável, vence a Tissot Sprint no Brasil

O atual campeão volta ao topo ao superar Diggia nas voltas finais; Martín completa o top 3 e retorna ao pódio da Sprint 504 dias depois.

O atual campeão Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) voltou ao topo do pódio no sábado durante a Tissot Sprint do GP do Brasil após imprimir voltas finais à sua maneira, culminando com uma ultrapassagem decisiva sobre Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) depois de uma intensa perseguição.

O #93, que iguala assim as 16 vitórias em Sprint de Jorge Martín, reduziu volta a volta a vantagem construída pelo italiano antes de lançar o ataque definitivo nos momentos finais.

Márquez liderou assim um pódio de alto nível, no qual Di Giannantonio garantiu uma meritória segunda posição após liderar boa parte da prova, enquanto Jorge Martín (Aprilia Racing) completou o top 3 para marcar seu aguardado retorno.

O início

Depois de mais de uma hora de atraso na largada da Tissot Sprint, provocado pelos trabalhos de reparo no asfalto na curva 4 do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, que obrigaram a uma reconfiguração completa da programação da tarde no Brasil, finalmente foi dada a largada para os pilotos da MotoGP.

Saindo da pole, Fabio Di Giannantonio fez uma largada impecável para assumir a liderança do pelotão, à frente de um combativo Fabio Quartararo, que não hesitou em superar Marc Márquez nos primeiros metros.

A dupla da Aprilia seguia na cola do atual campeão, enquanto Pedro Acosta caiu para a nona posição após uma trajetória complicada que lhe rendeu um leve susto. Quem também não teve uma largada ideal foi Fermín Aldeguer, que, depois de sair mal, acabou caindo para a 18ª posição.

Quartararo perde força

De olho em Diggia, que já abria uma vantagem próxima de um segundo, o #93 partiu para o ataque decidido a superar El Diablo e não deixar escapar a chance de disputar a vitória com seu rival. Ao mesmo tempo, Marco Bezzecchi executou sua ultrapassagem para se colocar rapidamente em posições de pódio
Durante as primeiras voltas, Alex Márquez rodava na sétima posição, logo à frente de Francesco Bagnaia, em uma disputa direta no grupo perseguidor. Por sua vez, Joan Mir foi o primeiro abandono da prova após cair, antes que outro incidente ocorresse na sequência.

Metade da prova

Passado o meio da corrida e com o foco no pelotão intermediário, Acosta não conseguia encontrar ritmo. Ainda assim, pouco a pouco se aproximava de quem vinha à frente, Pecco, enquanto o herói da casa Diogo Moreira sonhava com pontos ao rodar dentro do top 10 na Sprint em casa.

Enquanto isso, na frente, Marc aumentava o ritmo e conseguia reduzir boa parte da vantagem construída pelo italiano nas primeiras voltas. Martín, por sua vez, superava Bezzecchi e assumia posição de pódio, a mais de dois segundos do #93.

Márquez vs Diggia
A poucos metros das duas voltas finais, Marc Márquez decidiu partir para o ataque definitivo e superar o piloto da VR46 para assumir a liderança da Tissot Sprint. Após duas voltas finais de máxima tensão, o #93 conquistou sua primeira vitória em Sprint da temporada 2026.

Mais atrás, Martín voltou ao pódio no sábado após 504 dias de espera, conquistando também seu primeiro pódio com a Aprilia. Bezzecchi ficou com a quarta posição, enquanto Ai Ogura terminou em quinto. Quartararo manteve o ritmo e cruzou a linha de chegada em sexto, à frente de Alex Márquez e Francesco Bagnaia. O último ponto ficou com o líder Acosta, enquanto o herói da casa Diogo Moreira bateu na trave ao terminar em décimo.
O Grande Prêmio do Brasil Estrella Galicia 0,0 começa no domingo às 15:00.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 22215