
Evento promovido pela Semad reúne especialistas, gestores públicos e sociedade em programação com palestras, oficinas e atividades de conscientização entre os dias 17 e 21 de março
O governador Ronaldo Caiado abriu, nesta terça-feira (17/3), em Goiânia, a programação da Semana da Água 2026, iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para debater a preservação dos recursos hídricos e fortalecer a gestão ambiental em Goiás. A solenidade, no Espaço Memoratto, marcou o início de uma agenda que segue até o dia 21 de março, com atividades em diferentes regiões do Estado.
“É preciso que as pessoas entendam que, se contaminarmos nossa água, vamos ter um uso cada vez mais restrito. Por isso, é essencial um trabalho conjunto, voltado para a preservação ambiental e à recuperação dos nossos rios, para que Goiás continue se desenvolvendo de forma sustentável”, afirmou, ao destacar a necessidade de conscientização sobre o uso responsável da água. “A Semana da Água é fundamental para que nós mudemos nossa cultura de preservação do meio ambiente”, acrescentou.
O governador ainda ressaltou os avanços conquistados na área ambiental durante sua gestão. “Hoje, Goiás é o único estado que paga por serviço ambiental e que regularizou totalmente as licenças. Não tem aquilo que existia da corrupção, mas sim, um sistema de inteligência artificial junto com o Sistema Ipê, que cada vez mais facilita a vida de todos os goianos”, afirmou.
A solenidade de abertura reuniu autoridades, especialistas e representantes de municípios goianos. A programação deste ano também incorpora a 2ª edição do Congresso de Gestão Ambiental Municipal, com foco especial na participação de gestores e técnicos das prefeituras goianas. A proposta é ampliar o diálogo com os municípios e fortalecer estratégias de preservação ambiental, planejamento territorial e gestão sustentável dos recursos naturais.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, ressaltou que a iniciativa busca aproximar conhecimento técnico, políticas públicas e participação social na discussão sobre os desafios da gestão hídrica. “A Semana da Água é um momento importante de reflexão sobre a gestão hídrica do nosso estado. Goiás hoje tem uma legislação robusta que protege nossas bacias e políticas públicas que fortalecem o uso da água com responsabilidade”, afirmou.
Vulcanis também destacou os avanços no suporte à preservação ambiental com ajuda da tecnologia. Com apoio do Google, a Semad deve incorporar uma inteligência artificial capaz de analisar relatórios dentro do Sistema Ipê em cerca de dois minutos. “Vamos remanejar nossos analistas, tornando essa ferramenta uma assistente para os servidores, liberando a equipe para atuar em funções mais inteligentes”, explicou.
Programação
Ao longo da semana, especialistas, pesquisadores e representantes de instituições públicas e privadas participam de debates e apresentações sobre temas como educação ambiental, conservação da biodiversidade, arborização urbana, gestão de resíduos sólidos e mudanças climáticas.
Entre os destaques da programação estão as palestras do professor Michel Mendes, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que abordou a relação entre educação ambiental e práticas municipais, além de discussões sobre o Plano Estadual da Biodiversidade (PlanBio), o programa Juntos pelo Araguaia, e iniciativas de planejamento e gestão ambiental voltadas para municípios.
Na quinta-feira (19/3), o evento contará com debates sobre os desafios atuais da gestão hídrica, reunindo representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A programação inclui ainda oficinas técnicas voltadas a procedimentos de outorga e uso do Sistema Veredas.
A Semana da Água será encerrada no sábado (21/3) com ações de conscientização em cidades do interior do Estado. Em Caldas Novas, os participantes realizam trilha ecológica no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan). Em Goianápolis, ocorre a Corrida das Nascentes no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp). Já em Caçu, uma atividade de canoagem nas águas do Rio Claro reforça a importância da preservação dos mananciais.
As atividades integram as celebrações do Dia Mundial da Água, lembrado em 22 de março, e buscam estimular a participação da sociedade e dos municípios na proteção dos recursos hídricos e na construção de políticas ambientais mais sustentáveis para Goiás.
Foto: Wesley Costa
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás



