A esperança prometida por Deus

O ensino predominante das Escrituras não enfatiza que os salvos “morarão no céu para sempre”, mas que herdarão o Reino de Deus. A linguagem de Jesus e dos apóstolos aponta repetidamente para entrar, receber e herdar o Reino.

Jesus declarou que os mansos herdarão a terra (Mateus 5:5) e que os benditos do Pai herdarão o Reino preparado desde a fundação do mundo (Mateus 25:34). A Nicodemos afirmou que é necessário nascer do alto para ver e entrar no Reino de Deus (João 3:3,5).

Em Atos 3:21, Pedro explica que o céu recebe Jesus até o tempo da restauração de todas as coisas, mostrando que Sua permanência ali está ligada ao cumprimento do plano de Deus anunciado pelos profetas. A esperança bíblica envolve a restauração da criação, afetada pelo pecado e pela morte.

Paulo e Tiago mantêm a mesma ênfase: os injustos não herdarão o Reino (1 Coríntios 6:9), carne e sangue não podem herdá-lo (1 Coríntios 15:50), e é por meio de tribulações que entramos nele (Atos 14:22; Tiago 2:5).

Embora Paulo mencione o desejo de estar com Cristo (Filipenses 1:23), a consumação descrita nas Escrituras aponta para algo maior: novos céus e nova terra, onde habita justiça (2 Pedro 3:13). O Salmo 115:16 afirma que a terra foi dada aos filhos dos homens, e Apocalipse 21:3 declara que Deus habitará com os homens.

Assim, a esperança prometida é participar do reinado eterno de Deus na terra restaurada, onde Ele estabelece Sua morada com Seu povo. A ênfase bíblica não é o homem indo morar no céu, mas Deus habitando com os homens na renovação de todas as coisas.

ASONE

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 21953