Ciclone extratropical pode causar chuva e ventos fortes no Centro-Sul de Goiás

A formação de um ciclone extratropical no litoral da região sudeste do Brasil pode influenciar o tempo na região Centro-Sul de Goiás nos próximos dias. O sistema, associado a uma frente fria, deve impulsionar áreas de instabilidade que trazem condições de chuva, rajadas de vento e até possibilidade de queda de granizo.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a atuação do ciclone, ainda no oceano, pode reorganizar a circulação de ventos no interior do país, favorecendo a formação de nuvens carregadas e precipitações localizadas sobre os municípios da região entre o fim de janeiro e o início de fevereiro de 2026.

As condições de tempo instável podem variar bastante de um município para outro — ou seja, embora a previsão indique tendência de chuvas e ventos fortes, os impactos ainda dependem da trajetória exata da frente fria e do fortalecimento do ciclone no oceano.

Os dados atualizados de janeiro de 2026 até a data de hoje 29/1 indicam volumes de precipitação, superando a média climatológica mensal do INMET (272 mm).
• Catalão (GO):
O acumulado mensal de precipitação atingiu 375,2 mm, o que corresponde a aproximadamente 138% da média climatológica mensal, caracterizando chuvas significativamente acima da normal climatológica.
• Ipameri (GO):
O acumulado mensal totalizou 364,8 mm, valor equivalente a cerca de 134% da média climatológica mensal, também caracterizando precipitação acima da normal climatológica.

Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues
Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT
FONTE: CIMEHGO/INMET

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 21856