Chuvas do mês de janeiro de 2026, acima da média


Data: 26/01/2026

  1. Análise Climatológica – Precipitação Mensal
    Os dados observados ao longo do mês de janeiro de 2026, indicam acumulados acima da média climatológica mensal do INMET (272 mm).
    Catalão (GO):
    Estação Automática do INMET: acumulado de 353,4 mm, correspondente a aproximadamente 130% da média climatológica mensal, caracterizando chuvas significativamente acima da normal climatológica.
    Estação Convencional do INMET: acumulado de 223,9 mm.
    Ipameri (GO):
    O acumulado mensal atingiu 334,7 mm, o que representa cerca de 123% da média climatológica mensal, configurando precipitação acima da normal.
  2. Condições Meteorológicas Atuais
    Na segunda-feira, a combinação entre calor e elevada disponibilidade de umidade mantém as condições atmosféricas altamente instáveis sobre o estado de Goiás. Esse cenário favorece a formação de nuvens convectivas, que podem evoluir rapidamente para tempestades localizadas, especialmente durante a tarde e à noite.
  3. Previsão do Tempo – Goiás
    • Condições do céu: sol e variação de nebulosidade, com pancadas de chuva isoladas
    • Temperatura máxima: até 32 °C e a mínima 18ºC
    • Umidade relativa do ar: variando entre 35% a 95%
    • Nascer do sol: 06:02 h
    • Pôr do sol: 18:56 h
  4. Alerta Meteorológico
    ⚠️ Risco potencial para ocorrência de tempestades em municípios goianos, com possibilidade de:
    • Chuvas entre 20 e 30 mm/h ou acumulados próximos de 50 mm/dia;
    • Rajadas de vento superiores a 50 km/h;
    • Incidência de descargas elétricas (raios).
    Tais condições aumentam o risco de alagamentos pontuais, enxurradas, quedas de galhos e interrupções no fornecimento de energia elétrica, sobretudo em áreas urbanas.
  5. Prognóstico para a Semana – Estado de Goiás
    Ao longo da semana, a persistência do calor associada à elevada umidade continuará favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva em na região centro sul de Goiás. As temperaturas permanecem elevadas, intensificando a sensação de abafamento, enquanto as tempestades tendem a ocorrer de forma mais localizada, podendo apresentar intensidade moderada a forte.
    📍 Boletim elaborado para fins de monitoramento meteorológico e climatológico, apoio à tomada de decisão e registro técnico, com base em dados observacionais e análise sinótica.
    Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues
    Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT
    FONTE: CIMEHGO/INMET
Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 21827