
Estado investiu R$ 32,1 milhões na aquisição dos carros, que serão utilizados nas ações de proteção à população em situação de vulnerabilidade social
Com o objetivo de dar suporte aos municípios goianos no desempenho das ações de proteção à população vulnerável, a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, e o vice-governador Daniel Vilela entregaram, nesta quarta-feira (17/12), 246 carros zero quilômetro para as prefeituras de todo o Estado. “Há sete anos, Goiás tem uma gestão séria, transparente, de resultados e, acima de tudo, que acredita na parceria como instrumento de transformação”, afirmou a primeira-dama sobre esse apoio às gestões municipais.
O Governo de Goiás investiu R$ 32,1 milhões na aquisição dos veículos, que serão destinados às secretarias de Assistência Social para dar mais eficiência aos atendimentos realizados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Os carros modelo SUV, adquiridos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), por meio do Goiás Social, já estão com emplacamento e licenciamento regularizados, além de um voucher de abastecimento. “É assim que nós trabalhamos no Goiás Social: com resultados e entregas”, salientou Gracinha.
Daniel Vilela destacou que o perfil municipalista do governador Ronaldo Caiado tem garantido desenvolvimento em todas as regiões de Goiás. “São inúmeros programas inteligentes, eficientes, que hoje atendem às famílias mais humildes e vulneráveis. Eles fazem de Goiás o Estado com a melhor qualidade de vida, que acolhe e ampara”, relatou o vice-governador, ao mencionar investimentos em outras áreas, como habitação a custo zero, infraestrutura, educação e saúde.
O secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, comentou que a iniciativa fortalece a rede de proteção goiana, e citou algumas finalidades dos veículos. “Estarão em assentamentos, aldeias indígenas e quilombos, levando a assistência social lá na ponta, para que as pessoas mais vulneráveis realmente possam ser atendidas e ter os seus benefícios chegando à porta da sua casa. Os carros também vão acompanhar famílias nos Cras e Creas e que virão a Goiânia buscar os benefícios da OVG”, exemplificou.
A diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Caiado, ressaltou que a entrega dos carros consolida uma política pública de um Estado que pensa no bem comum. “É uma ação integrada, mais uma, para ajudar os 246 municípios”, refletiu. Ao agradecer o benefício, a primeira-dama de Senador Canedo, Simone de Oliveira, afirmou que a atual gestão estadual “inspira, trabalha com responsabilidade, seriedade e valoriza a assistência social como nunca foi feito no Estado antes”.
Presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Hidrolândia, José Délio Júnior classificou o momento como um marco para o municipalismo goiano. “É algo inédito, histórico, e a nossa gratidão é eterna porque a gente sabe que tem um governo que realiza, em que as políticas públicas chegam nas pontas”, relatou. “Não tem um município goiano que não tenha sido atendido por esse governo. É uma gestão de resultados”, complementou o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar.
A entrega de carros é mais uma iniciativa do Goiás Social, programa que engloba todas as ações sociais do Governo do Estado e que se consolida como a maior política de combate à pobreza do País. Entre as ações, destacam-se os eventos itinerantes do Goiás Social, que oferecem uma série de serviços do Governo de Goiás diretamente aos municípios, sobretudo nas regiões de maior vulnerabilidade social. Além disso, o Estado desenvolve dezenas de outros programas voltados para a melhoria da qualidade de vida da população goiana, como o Equipa Social, Mães de Goiás, Goiás Por Elas, ProBem, Goiás + Incluso, Pra Ter Onde Morar – Casas a Custo Zero, entre outros.
Foto: Romullo Carvalho
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás


