Goiás Pesquisas/ Mais Goiás: Daniel tem 12 pontos à frente de Marconi; Wilder e Adriana, empatados

A nova rodada da Goiás Pesquisas/ Mais Goiás, realizada nos dias 1º e 2 de dezembro, mostra que Daniel Vilela (MDB) vai encerrar 2025 na dianteira da corrida pelo governo de Goiás. Pois se as eleições fossem hoje, o vice-governador teria 27,8% das intenções de voto, com pouco mais que doze pontos de diferença em relação ao ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que marca 15,2% e tenta retornar ao Palácio das Esmeraldas pela quinta vez. O levantamento, publicado nesta quinta-feira (4), ouviu 1.007 eleitores em 76 municípios e tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais.

A disputa intermediária também segue embolada. O senador Wilder Morais (PL), que recentemente confirmou sua pré-candidatura ao Palácio das Esmeraldas, registra 10,4%, enquanto a deputada federal Adriana Accorsi (PT) aparece com 9,3%, em empate técnico dentro da margem.

A parlamentar, entretanto, deve disputar a reeleição à Câmara dos Deputados. Nos bastidores petistas, crescem as possibilidades do vereador por Goiânia,  Edward Madureira encabeçar a candidatura. O ex-governador José Eliton (sem partido) também é cotado para a disputa.

Correndo por fora, aparece o ex-vereador por Goiânia, Telêmaco Brandão pelo Novo que têm 0,9% da intenção de voto. Brancos e nulos somam 9,6%, e 26,7% ainda não sabem em quem votar.

Comparação com a pesquisa anterior

Quase dez meses depois da primeira pesquisa publicada em 2025, o cenário pouco se alterou. Em fevereiro, quando Goiás Pesquisas mediu a intenção de voto do eleitor goiano, Daniel Vilela aparecia com 26,12% da preferência do eleitorado. Agora, ele oscilou para cima dentro da margem de erro e obteve 27,8% enquanto Marconi Perillo (PSDB), que tinha 16,75, oscilou para baixo com 15,2%.

No pelotão de baixo a ordem das posições se alteraram, mas ainda assim, dentro da margem de erro de 3,1 pontos percentuais. Em fevereiro, Adriana tinha 11,37% e Wilder Morais tinha 9,87%. Agora, a petista foi ultrapassada pelo bolsonarista, que tem 10,4% das intenções de voto enquanto a deputada federal, tem 9,3% confirmando o empate técnico. À época, o nome de Telêmaco Brandão não foi testado pois sua pré-candidatura foi lançada apenas em junho.

Segundo Turno

Goiás Pesquisas/ Mais Goiás também mediu o cenário em um eventual segundo turno entre o vice-governador Daniel Vilela e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB). Num eventual segundo turno entre o emedebista e o tucano, Daniel amplia a vantagem: 49,4% a 29,3%. Indecisos chegam a 12,5%, e brancos/nulos a 8,8%.

Percepção de vitória

A percepção de vitória também favorece o MDB. Para 45,5%, Daniel será o próximo governador. Marconi é apontado por 26%. Wilder (8,1%), Adriana (7,2%) e Telêmaco (0,6%) aparecem distantes. Outros 12,5% não souberam responder.

Trata-se de um cenário importante pois a percepção de vitória avalia o sentimento do eleitor sobre quem será o vencedor da eleição, independente se votaria ou não no candidato que acredita que vai ser eleito.

Rejeição

O índice de rejeição reforça o desafio de alguns candidatos. Adriana lidera com 31,9%, seguida de Marconi (29,3%). Daniel tem 10,2%, Wilder 6,8%, e Telêmaco 4,8%.

Aprovação de Caiado

pesquisa ainda mostra uma aprovação elevada da gestão Ronaldo Caiado: 77,2% avaliam o governo positivamente, contra 15,4% que desaprovam. Sobre uma eventual candidatura de Caiado à Presidência da República, 58,6% consideram a ideia positiva, e 25,8% acham que ele deveria disputar o Senado.

O levantamento do Instituto Goiás Pesquisas, encomendado pelo Mais Goiás, ouviu 1.007 homens e mulheres a partir dos 16 anos, em 76 cidades. As entrevistas aconteceram entre 1 e 2 de dezembro, de forma automatizada pelo método de unidade de resposta audível (URA), um sistema de tecnologia telefônica. A margem de erro é de 3,1% dentro do índice de confiabilidade de 95%.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 21317