
Operação terá 30 dias de reforço policial, tecnologia avançada e integração das forças de segurança, com R$ 81,6 milhões em novos investimentos do Governo de Goiás
A abertura da Operação Natal Seguro 2025 movimentou a Rua 44 e reuniu as forças de segurança para um dos períodos mais movimentados do comércio. No lançamento nesta quinta-feira (04/12), o vice-governador Daniel Vilela destacou que a estratégia reforça o trabalho construído ao longo dos últimos anos pelo Governo de Goiás, com tecnologia de ponta, planejamento permanente e presença constante do Estado. Para ele, a atuação integrada das corporações sustenta os resultados que colocam Goiás entre os estados mais seguros do país.
“A eficiência da nossa política de segurança está na inteligência das nossas polícias, na capacidade de antecipar riscos e proteger o povo goiano”, afirmou. Daniel explicou que a operação contará com equipamentos modernos, incluindo visão noturna, sensores térmicos embarcados no novo helicóptero, além da expansão do uso de inteligência artificial para o monitoramento da região metropolitana. “A segurança não vai retroceder em Goiás. Vamos avançar cada vez mais e manter o estado sempre à frente dos criminosos”.
A operação também inclui investimento de R$ 81,6 milhões que contempla aquisição de um helicóptero Falcão 04, aquisição de equipamentos, como pistolas e munições, e a ampliação dos turnos de policiamento. O plano é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública, que mobiliza as 20 regionais e reforça o efetivo até o dia 5 de janeiro, com foco em prevenção de furtos, roubos e crimes contra o patrimônio em todos os municípios goianos. Segundo o secretário Renato Brum, “serão 30 dias de operação, em que a prioridade é a prevenção, em parceria com a Guarda Municipal, com as Forças de Segurança Pública Federal e Estadual, nas áreas comerciais”.
Em Goiânia, a prefeitura reforçou o alinhamento com o Governo de Goiás para ampliar a proteção em áreas comerciais de grande fluxo. O prefeito Sandro Mabel afirmou que o conjunto de câmeras implantado na capital será integrado ao sistema estadual. “A segurança está reforçada em toda a cidade. Trabalhamos com o governo para unir tecnologias e equipes, garantindo que a população circule com tranquilidade”.
Comerciantes da região da Rua 44, local escolhido para o lançamento da operação, reconhece a mudança. A lojista Kelly Rosa disse que ficou no passado o risco de circular com dinheiro pela região. “Hoje a segurança está maravilhosa. A gente anda com celular e cartão sem medo”. Também proprietário de uma loja, Carlos Eduardo destacou o impacto direto no movimento de fim de ano. “A presença da polícia dobrou na região da 44 e traz confiança para quem compra e para quem vende”.
Fotos: Benedito Braga
Legenda: Operação Natal Seguro: Daniel Vilela defende mais segurança e tranquilidade aos comerciantes e clientes de todo o Estado de Goiás
Vice-Governadoria – Governo de Goiás


