Goiás supera 40 mil empresas abertas em um ano

Faltando um mês para fechar 2025, Estado já alcançou 41.123 novos cadastros empresariais

A um mês para o fechamento de 2025, Goiás já bateu a marca das 40 mil empresas abertas em um único ano. O número supera em 2.817 registros o recorde do ano passado, que foi de 38.306 aberturas. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), foram 41.123 novos registros nos 11 meses do corrente ano, sendo 3.241 apenas em novembro. Vale ressaltar que esse dado não inclui as empresas classificadas como Microempreendedor Individual (MEI).

Segundo o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, os registros confirmam as expectativas da autarquia. “Desde o início do ano, dados os levantamentos que fazemos mês a mês, já acreditávamos que bateríamos a casa dos 40 mil novos negócios. De qualquer forma, superar isso ainda faltando um mês para o fim do ano, é motivo de muita satisfação, pois comprova a atratividade do ambiente de negócios em Goiás”, pontua.

O relatório mais recente do órgão mostra ainda que o estado concentra atualmente mais de 1,2 milhão de empresas ativas, considerando todos os portes de empreendimentos. Dessas, pouco mais de 30% estão em Goiânia. Se levado em consideração o capital social investido superior a R$ 500 mil, são 2.121 novos empreendimentos apenas em 2025. O total de investimentos declarados nos processos de abertura, por sua vez, ultrapassa os R$ 8,8 bilhões.

A atratividade de Goiás fica demonstrada ainda pela origem de empresários e sócios. Só em novembro, a Juceg registrou 19 novas empresas encabeçadas ou com participação de ao menos um estrangeiro no quadro societário. Entre os países que aparecem no levantamento estão Suíça, França, China, Venezuela, Colômbia, Alemanha, Paraguai, Portugal, Holanda e Argentina. “Essas entradas mostram que há, no mínimo, um olhar positivo dos empresários estrangeiros a respeito da pujança de Goiás”, considera Euclides.

As cinco cidades goianas com maior concentração de novos negócios em novembro foram Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Rio Verde e Senador Canedo. Os serviços com as mais expressivas constituições por atividades no período foram serviços combinados de escritório e apoio administrativo; preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativos não especificados anteriormente; atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica; treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial; e promoção de vendas.

Foto: Juceg

Legenda:

Junta Comercial de Goiás – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 21293