
Garantido por lei, preenchimento de 220 vagas de procuradores no órgão reforça apoio à entidade dentro da atual gestão do Estado
O governador Ronaldo Caiado confirmou, nesta segunda-feira (1°/12), que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) terá todos os 220 cargos previstos em lei devidamente preenchidos até o início do ano que vem. O anúncio foi feito no Palácio das Esmeraldas, durante jantar de confraternização pelo Dia do Procurador, celebrado em 11 de novembro.
Caiado disse que garantir a estrutura da PGE completa e em pleno funcionamento é um gesto de gratidão aos serviços prestados pelo “melhor e mais competente escritório de advocacia”. Ele lembrou dos avanços conquistados por sua gestão nos últimos sete anos, e que o órgão é “parte relevante da revolução feita” nas mais variadas áreas, como saúde, educação, social, segurança pública e transparência. “Graças à competência de cada um aqui, nós mudamos a maneira de governar o Estado”, reconheceu o chefe do Executivo goiano.
Até 2018, o órgão tinha somente 140 procuradores e um hiato de concursos públicos que já durava oito anos. Atualmente, a PGE conta com 211 profissionais em atuação. Somente em 2025, 24 procuradores foram empossados, por meio do 15º concurso para procurador do Estado substituto. Além da adesão dos novos servidores, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, destacou as mudanças físicas realizadas pelo atual governo. “Temos uma sede moderna e preparada para os desafios do presente e do futuro”, sublinhou.
Segundo Gracinha, o órgão é peça fundamental do Estado, por orientar e defender juridicamente, mas vai além. “Mais que os processos, pareceres e prazos, existe uma equipe humana, dedicada, íntegra, que faz a procuradoria se manter sólida e respeitada”, concluiu a primeira-dama. Entre as vitórias lideradas pela PGE-GO que contribuíram com a saúde dos cofres do Tesouro estão as ações rescisórias sobre os programas Fomentar e Produzir, que salvaram R$ 4 bilhões, e a implementação do Quita Goiás, programa que facilita a regularização de dívidas e a recuperação de crédito para o Estado.
O procurador-geral do Estado, Rafael Arruda Oliveira, afirmou que a entidade saiu do caos para ter uma estrutura digna. “Governantes mudam a história. E quando uma liderança política reconhece o valor das instituições, e fortalece a PGE, permite que o Estado se mova com segurança e legitimidade”, pontuou ao citar os progressos em relação ao quadro de servidores e à infraestrutura física. “O governo Caiado mudou a história a partir da compreensão de que a PGE não é um obstáculo, mas um pilar de governabilidade, uma instituição que assegura um Estado de direito no plano das realizações concretas.”
Durante o evento, houve a entrega de medalhas por parte da PGE. Em nome dos agraciados, o desembargador Fabiano Aragão classificou o momento não como premiação individual, mas um reconhecimento coletivo. “É um tributo ao trabalho árduo e constante de todos”, afirmou. O homenageado ainda agradeceu Caiado por ser “comprometido com o fortalecimento das instituições públicas e com uma administração pautada pela ética e eficiência”.
Foto: Adalberto Ruchelle
L
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás


