Daniel Vilela destaca papel dos colégios militares durante formatura de alunos do Ensino Médio

Vice-governador fala dos investimentos no setor, que ultrapassaram R$ 8 bilhões em seis anos, e agradece empenho dos formandos

O vice-governador Daniel Vilela participou, nesta quinta-feira (27/11), em Goiânia, da formatura de 634 estudantes que concluíram o Ensino Médio nos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs). A solenidade reuniu alunos das unidades Vasco dos Reis (Setor Oeste), Waldemar Mundim (Vila Itatiaia), Palmito (Jardim Novo Mundo), Miriam Benchimol Ferreira (Jardim Lajeado) e José de Ribamar Cirqueira (Jardim Guanabara).

Durante a cerimônia, Daniel destacou que os investimentos do Governo de Goiás na educação, desde o início da gestão do governador Ronaldo Caiado, em 2019, já ultrapassam R$ 8,5 bilhões. “Esta é uma noite de muita festa para mais de 600 alunos que se formam hoje. É um momento de alegria, porque sabemos que o colégio militar em Goiás dá certo: é uma referência, um orgulho para todos nós”, afirmou. Segundo ele, os aportes feitos na área refletem a convicção de que a educação é a prioridade. “O governo do Estado acredita na educação como caminho para mudar vidas e construir o futuro de Goiás”, completou.

O vice-governador também pontuou o empenho dos estudantes, que contribuíram para que Goiás alcançasse o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Este encerramento de ciclo representa as escolhas que vocês fizeram todos os dias: acordar cedo, persistir, estudar mesmo quando o cansaço chegava”, destacou.

A secretária de Educação, Fátima Gavioli, destacou o simbolismo da solenidade e o compromisso do Estado com a continuidade das políticas educacionais. “Ver esses alunos concluindo o Ensino Médio, muitos deles cantando o Hino de Goiás com tanto orgulho, mostra a força da nossa rede. Os colégios militares preparam para a vida, unindo formação acadêmica sólida, disciplina e pertencimento”, ressaltou.

O comandante-geral da corporação, Marcelo Granja, também enalteceu o papel dos colégios militares na formação cidadã. “Muitas vezes vocês acharam que estavam ‘perdendo’ o fim de semana estudando, mas hoje fica claro que, na verdade, estavam investindo no próprio futuro”, afirmou.

Os CEPMGs encerraram um ciclo de três dias consecutivos de formaturas. As cerimônias tiveram início em 25 de novembro e mobilizaram, ao todo, cerca de 2.150 estudantes de diversas unidades da Polícia Militar de Goiás. Entre os formandos, o estudante João Pedro Teodoro, de 18 anos, do CEPMG Vasco dos Reis, resumiu a emoção da conquista. “É um momento único, é a nossa despedida depois de tantos anos de formação”, afirmou.

Expansão da rede
Os Colégios Estaduais da Polícia Militar foram criados em 1998, inicialmente nas instalações da Academia da Polícia Militar, em Goiânia, com a proposta de oferecer uma educação baseada na disciplina, no civismo e na formação cidadã. Embora o foco inicial fosse o atendimento aos filhos de militares, desde a origem as unidades também passaram a atender a comunidade em geral. Atualmente, a rede soma 82 unidades em 61 municípios goianos, atendendo mais de 76 mil alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Foto: Benedito Braga

Vice-Governadoria | Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 21251