
Metodologia utilizada pela Secretaria de Estado da Saúde moderniza processos e eleva índices de acesso à informação de 55,6% para 93,7% em dois anos
O Governo de Goiás é referência em transparência pública no país. Um exemplo é a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que, desde 2019, amplia mecanismos de controle, participação e acesso à informação. A modernização dos processos e aprimoramento das diretrizes de governo aberto, bem como a publicação sistemática de dados e avaliações, consolidou um ambiente de gestão mais eficiente, em conformidade com a gestão do governador Ronaldo Caiado.
Com foco no acompanhamento de resultados, a SES estruturou uma política contínua de fortalecimento da governança e de transparência ativa no aperfeiçoamento da relação do Estado com as Organizações Sociais de Saúde (OSS) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Desde 2023, a secretaria aplica metodologias embasadas em documentos e orientações dos órgãos de controle como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE) que permitem aferir o nível de transparência das páginas de acesso à informação mantidas pelas entidades terceirizadas que são reconhecidas anualmente pelas suas respectivas páginas de Acesso à Informação.
Esse avanço tornou Goiás um dos poucos estados do País com ferramenta sistemática específica para o setor da saúde. Assim, o Estado sai na frente de grandes referências como São Paulo e Rio de Janeiro, pois, além de aplicar uma metodologia direcionada, a SES avalia transparência e faz a publicação de ranking com critérios objetivos e comparáveis e ainda mantém acompanhamento sistemático anual com as entidades terceirizadas. Os resultados do acompanhamento são expressivos: em 2023, a pasta registrou elevação expressiva do índice geral de transparência das OSS: o indicador saltou de 55,6% para 90,5%. Em 2024, saiu de 90,5% para 93,7%, já abrangendo também as OSCs.
A medida faz parte do processo de consolidação da política de transparência da SES. Conforme o secretário da Saúde, Rasível Santos, a integração dessas ações evidencia que a secretaria aderiu à legislação de transparência do Estado e “a meta é continuar aprimorando as ferramentas que já temos e inovando na criação de outras”. Segundo ele, “isso reflete a determinação do governador Ronaldo Caiado em estabelecer um modelo de gestão sério, responsável e orientado ao cidadão”.
Secretaria da Saúde – Governo de Goiás


