Fé, ritmo e ancestralidade marcam o Segundo Encontro Estadual de Congadas do Estado de Goiás em Catalão


Evento reuniu 22 ternos de congada e centenas de participantes em celebração à cultura, à resistência e à devoção a Nossa Senhora do Rosário

A cidade de Catalão, em Goiás, se transformou em um grande palco de fé e tradição no último sábado, 8 de novembro, durante a realização do Segundo Encontro Estadual de Congadas do Estado de Goiás. O evento, promovido pela Anunciação Cultura com patrocínio da CMOC Brasil por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, reuniu 22 ternos vindos de diferentes municípios goianos e mineiros para um cortejo histórico, apresentações artísticas e celebrações abertas ao público na Praça Getúlio Vargas.

Com a praça lotada, o som das caixas e tambores ecoou pelas ruas do centro histórico de Catalão, marcando mais um capítulo dos 149 anos de tradição dessa manifestação reconhecida, em 2025, como Patrimônio Cultural do Brasil. No início da tarde, o evento teve início com apresentações culturais, oficinas e feira de artesanato local. Em seguida, os ternos se concentraram na Capela de Nossa Senhora do Rosário para o tradicional cortejo até a Praça Getúlio Vargas, onde ocorreu a cerimônia oficial de abertura com a presença de autoridades estaduais e municipais.

Os 22 ternos se apresentaram, exibindo seus cânticos, coreografias e fardamentos coloridos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia. O encerramento, à noite, reuniu todos os grupos em um grande encontro no palco principal, seguido de show gratuito com o Grupo Sereno, coroando um dia de intensa celebração cultural. Com o sucesso da segunda edição, o evento já se consolida no calendário cultural de Goiás e prepara o terreno para as comemorações dos 150 anos das Congadas no Estado, em 2026.

Entre os participantes, a emoção era visível. As apresentações aconteceram sob a chuva, que parecia abençoar o cortejo. O capitão de um dos ternos de Catalão, Moçambique Nossa Senhora do Rosário, Leonardo Bueno explica que mesmo com a chuva, a Congada mostrou que é resistência e que esse segundo encontro vai ficar marcado na história de Catalão. “Esse momento representa nossa devoção, fé, carinho e respeito. É a nossa alegria. Tanto faz se é com chuva ou com sol, estamos aqui para demonstrar nossa fé, nossa cultura e levar o colorido às ruas da cidade. É gratificante ver crianças, adultos e idosos unidos, firmes do começo ao fim”.

Para o capitão do terno Vilão São Jorge Guerreiro, de Catalão, Ney Edvaldo Franco, o próprio lema do grupo: amor, fé e devoção, traduz o que é a Congada. “É uma alegria poder participar desse segundo encontro, que valoriza e fortalece a nossa cultura. Já são quase 30 anos participando dessa manifestação, que nos move justamente por esse sentimento de amor e pela nossa devoção a Nossa Senhora do Rosário.”

Rubinalda Santos, de 46 anos, mora em Catalão e se emocionou ao falar sobre o evento. “É um momento de união, em que todos se reúnem como uma única irmandade. Eu me arrepio! A congada é algo ensinado de pai para filho, de mãe para filha. Ensinam como ornamentar as roupas, como se vestir e se cuidar. É uma tradição muito linda, passada de geração em geração, em que cada família tem o seu terno e cuida dele com muito amor e respeito.”

A Congada como patrimônio e resistência
Mais do que um espetáculo, o Encontro reafirmou o papel das congadas como patrimônio imaterial e expressão viva da ancestralidade afro-brasileira em Goiás. “É um prazer estarmos aqui outra vez na avenida para poder apreciar a apresentação da nossa Congada. Vamos continuar incentivando e sempre fomentando para que possa acontecer tudo aquilo que busca retratar a nossa cultura, a nossa Congada”, declarou o prefeito de Catalão, Velomar Rios.

De acordo com o representante do Ministério da Cultura, Deryk Santana, a Lei Rouanet é um dos instrumentos fundamentais para que se possa continuar promovendo e mantendo viva essa cultura em todo o país. “Este Encontro transforma vidas, encanta a população e dá novo significado à trajetória de cada mestre da Congada, que agora pode exercer sua arte de forma valorizada. Eles transmitem nossa tradição, nossa identidade e ajudam a preservar aquilo que nos define como povo goiano e brasileiro. Se somos quem somos, é por causa da arte que produzimos, da cultura que vivemos e dos artistas que mantêm essa chama acesa”, destacou.

“São séculos de fé, música e união que mantêm viva a memória dos que vieram antes de nós. As Congadas são um dos maiores símbolos da resistência cultural e religiosa do nosso povo”, destacou a diretora artística da 5ponto3, coordenadora de produção do evento e representante da Anunciação Cultura, Vivi Mori. O diretor executivo da Anunciação Cultura, Gustavo Fioretto, agradeceu ao apoio do Ministério da Cultura, o patrocínio da CMOC e a união de municípios em acreditar na potência do projeto. “Agradeço imensamente a participação de todos. Sem vocês seria impossível realizar. Vamos aproveitar esse dia de hoje para celebrar a Congada e a força do Estado de Goiás dentro do nosso país”.

Para a CMOC Brasil, o patrocínio ao projeto reforça o compromisso com o desenvolvimento cultural e social. “Para nós, não é apenas o patrocínio de um evento, é o fortalecimento da cultura e de uma tradição tão importante para o Estado de Goiás”, analista de relacionamento com comunidade Sênior da CMOC Brasil, Amanda Teixeira.

A secretária de Cultura de Três Ranchos e uma das idealizadoras do encontro, Clícia Feitosa afirma que o encontro das congadas é um momento que traz lembrança, desafio, esperança e muita emoção. “É uma celebração grandiosa, construída por muitas mãos e corações. Sinto-me honrada em fazer parte dessa grande festa que exalta a força da nossa cultura. Catalão é um verdadeiro celeiro da Congada em Goiás, e nada mais justo que esse encontro aconteça aqui, no berço dessa tradição. Que no próximo ano possamos celebrar, com ainda mais fé, os 150 anos dessa manifestação que simboliza a resistência e a história do povo negro”.

Sobre a Anunciação Cultura
A Anunciação Cultura é uma produtora especializada em festivais de cultura brasileira e em projetos que promovem a valorização das tradições populares, com atuação em diversas regiões do país. Reconhecida pela curadoria e pelo cuidado em ações de memória, salvaguarda e difusão cultural, a empresa contribui para fortalecer manifestações como as congadas e ampliar seu alcance junto a diferentes públicos.

Crédito da foto: acervo Anunciação Cultura

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 21066