
Com fomento de até R$ 50 mil por proposta, edital oferece oportunidade para profissionais de Goiás participarem de projetos do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC), dentro do programa Horizon Europe
O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), lança edital internacional, que oferece oportunidades a pesquisadores goianos a participarem de projetos científicos financiados pela União Europeia. A chamada integra a iniciativa Confap_ERC IA 2025, coordenada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), promovendo a cooperação entre cientistas brasileiros e grupos de pesquisa de excelência na Europa.
O edital Fapeg nº 31/2025 tem como foco apoiar a mobilidade de pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino superior ou de ciência e tecnologia sediadas em Goiás. O objetivo é fortalecer a internacionalização da ciência goiana, permitindo que pesquisadores do Estado atuem em redes globais de investigação científica e contribuam com projetos desenvolvidos no âmbito do programa Horizon Europe 2021–2027, da Comissão Europeia.
Serão selecionadas até duas propostas, que receberão R$ 50 mil cada, para custear passagens aéreas, diárias internacionais e seguro-viagem. Conforme a disponibilidade orçamentária, a Fapeg poderá suplementar recursos em caso de alta demanda qualificada. As inscrições devem ser realizadas até 3 de novembro, às 17h, em duas etapas obrigatórias: pelo site do Confap (https://sistema.confap.org.br/register) e pela Plataforma Sparkx-Fapeg.
Propostas submetidas a apenas uma das plataformas serão automaticamente desclassificadas. Após o registro no portal do Confap, os interessados terão acesso à lista de projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) abertos à cooperação. Caberá ao pesquisador goiano entrar em contato com o Pesquisador Principal (PI) europeu para definir um plano de trabalho conjunto e condições da parceria.
A chamada é aberta a todas as áreas do conhecimento, abrangendo desde biotecnologia, genética, neurociências e inteligência artificial até ciências humanas, sociais e ambientais. “Essa iniciativa insere Goiás na rota dos grandes centros de pesquisa mundiais. Queremos que nossos cientistas estejam conectados às redes que lideram a produção de conhecimento e inovação em escala global”, afirma o presidente da Fapeg, Marcos Arriel.
As diretrizes completas para elaboração e submissão das propostas estão disponíveis no site do Confap, e dúvidas sobre o edital podem ser enviadas à Gerência de Parcerias Internacionais da Fapeg, pelo e-mail [email protected].
Foto: Fapeg
Legenda:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – Governo de Goiás