Gracinha Caiado abre Goiás Social em Aragarças com serviços e benefícios à população

Acompanhada do vice-governador Daniel Vilela, primeira-dama leva ações do Governo de Goiás ao município do Vale do Araguaia, com atendimentos gratuitos e entrega de cartões sociais

No mês em que completa 72 anos de sua fundação, Aragarças, no Noroeste goiano, às margens do Rio Araguaia e na divisa com o Mato Grosso, recebe a caravana do Goiás Social. A abertura do evento, neste sábado (11/10), foi realizada pela coordenadora do programa, a primeira-dama Gracinha Caiado, acompanhada do vice-governador Daniel Vilela. A estrutura, montada no Aero Bar Quadra de Esporte, na região central, recebeu milhares de pessoas em busca de serviços ofertados gratuitamente pelo Estado.

Na ocasião, Gracinha ressaltou a importância da iniciativa não só para o município goiano, mas também para os cidadãos do estado vizinho. “É uma alegria enorme poder receber os nossos irmãos de Barra do Garças (MT), que podem vir aqui conhecer a estrutura do Goiás Social, mostrando como que o Governo de Goiás trabalha em atendimento às pessoas no interior”, sublinhou. “Trouxemos o Goiás Social para o município com muito amor para esse povo. Nas comemorações do aniversário da cidade, eu, como primeira-dama, fiz questão de trazer os serviços do Estado para Aragarças”, destacou.

Ao citar os serviços disponíveis, a primeira-dama reforçou que as pessoas merecem cuidado e respeito. “Eu tenho trabalhado todos os dias e vejo o Goiás Social como o maior programa de superação da pobreza no Brasil. Isso é trabalho, é cuidado e respeito com o dinheiro público, dando ao povo de Goiás o que tem de melhor”, finalizou.

O vice-governador Daniel Vilela lembrou que o Goiás Social é a maior rede de proteção social do Brasil e que se faz presente em todo o Estado. “Esse é um momento muito especial, onde temos contato direto com a população e podemos ouvir as demandas, buscar aperfeiçoar cada vez mais as políticas públicas, acolher e atender quem vive na divisa do nosso estado com o Mato Grosso”, comentou, ao acrescentar que “nenhum estado acolhe tanto quanto Goiás as pessoas que mais precisam da assistência do poder público”, completou.

A iniciativa do Governo de Goiás leva atendimento e serviços de todas as pastas do Estado à população. Nesta edição, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) contemplou 39 mulheres, com filhos de zero a seis anos de idade, com cartões do Mães de Goiás; outras três pessoas com cartões do Dignidade, ação que atende pessoas idosas entre 60 e 64 anos; 22 pessoas com cartões do Goiás + Inclusivo, voltado a pessoas com deficiência; além de kits do Aprendiz do Futuro e cartões do Goiás Por Elas. “O Goiás Social tem levado garantia de direitos, serviços, dignidade e transformação pessoal e familiar aos goianos. E o evento só é um sucesso quando existe parceria e comprometimento da prefeitura”, afirmou o titular da Seds, Wellington Matos.

A Prefeitura de Aragarças, o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e a Defensoria Pública do Estado (DPE), também disponibilizaram serviços no evento, reforçando a parceria com o Executivo goiano. O prefeito Ricardo Galvão agradeceu a presença do Goiás Social durante o mês comemorativo ao aniversário do município. “Não poderíamos ter oportunidade melhor de encerrar as comemorações do aniversário de 72 anos do nosso município que não fosse com o Goiás Social. Recebemos esse presente do Governo de Goiás, a maior estrutura já vista em Aragarças nos últimos anos”, assegurou. A estrutura do Goiás Social permanece no local até domingo (12/10).

Já primeira-dama do município, Raqueline de Souza, que também atua como secretária municipal de Assistência Social, agradeceu o empenho e dedicação de Gracinha Caiado em prol da área social em Goiás. “Ela não tem cuidado apenas com Aragarças, mas de todo o Estado. Gracinha tem olhado para todos e tem feito a diferença na vida das pessoas, cuidando da população de forma humanizada”, elogiou.

Serviços
A Agência Goiana de Habitação (Agehab) realizou a entrega de 33 cartões do Aluguel Social, que auxilia beneficiários com recursos para locação de imóveis. Já a Secretaria da Retomada oferece inscrições para cursos de qualificação profissional e encaminhamento para vagas de emprego captadas na região, por meio do programa Mais Empregos, enquanto a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realiza a distribuição de cadeiras de rodas, fraldas, colchões, kits enxoval para bebês, entre outros.

São oferecidas ainda informações sobre os programas da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Emater, como o Agro é Social e linhas de crédito rural; orientações sobre o uso de benefícios sociais por meio da GoiásFomento; divulgação de cursos da Escola do Futuro, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e emissão de documentos e agendamento de serviços por meio do Vapt Vupt.

A população aragarcense pode usufruir ainda de serviços na área da saúde, como vacinação, carreta da mamografia, exames de prevenção de câncer de pele e exames oftalmológicos. As forças de segurança goianas participam do evento com emissão de carteira de identidade por parte da Polícia Civil, e orientações sobre primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros, e sobre violência doméstica com a equipe do Batalhão Maria da Penha, da Polícia Militar.

Moradora de Aragarças há quatro anos, Karina Guilleisy Lovera foi beneficiada com o cartão Mães de Goiás. “Esse dinheiro vai ajudar a mim e minha filha. É uma ajuda muito importante”, agradeceu, ao lembrar que se mudou para a cidade em busca de oportunidade de emprego.

Foto: Hegon Corrêa

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 20772