
Com bolsas concedidas pelo edital Goiás Mundo Afora, alunas irão estudar na Bath Spa University, no Reino Unido, durante seis meses, com todos os custos cobertos
Duas alunas do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG) embarcam em uma jornada acadêmica internacional. Isis Dias e Sabryna Ramalho foram contempladas na categoria Bolsa de Formação Internacional Audiovisual, pelo edital Goiás Mundo Afora, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizado pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
As estudantes viajaram para a Inglaterra no início de setembro, mês de início do ano letivo europeu, e vão passar um semestre na Bath School of Art, Film and Media, no Reino Unido. Durante seis meses, elas terão acesso a disciplinas e atividades extracurriculares, com todos os custos de vida e estudo cobertos pelos recursos da Pnab.
Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a iniciativa reflete o avanço das políticas públicas pensadas para a cultura, alcançando inclusive aqueles que estão começando nesse universo – os estudantes. “Será uma experiência muito enriquecedora tanto pela troca cultural quanto pelo acesso a uma avançada estrutura técnica e a uma grade de matérias muito diversificada”, destaca.
Em contrapartida, após retornarem ao Brasil as alunas deverão ministrar oficinas gratuitas, destinadas a outros estudantes e profissionais do audiovisual. A meta é compartilhar suas experiências e traçar um panorama dos principais conteúdos estudados durante o intercâmbio. O objetivo é promover a difusão e as oportunidades de internacionalização no campo das artes.
Expectativas
Para Sabryna, o intercâmbio na Bath Spa University representa não apenas uma chance de aprimorar os conhecimentos, mas também uma oportunidade de apresentar o audiovisual goiano ao mundo. “O potencial do nosso cinema tem que ser reconhecido. Esse projeto não vai impactar apenas nossas carreiras profissionais, mas também reverberar no que iremos trazer e fazer por aqui. Cinema não se faz sozinho, se faz em equipe, então essa movimentação impacta todo o setor.”
É o que destaca também Isis, que está animada pela perspectiva de trocar experiências tanto culturais quanto profissionais. “Estaremos em contato com uma produção rica, e a Bath Spa é uma instituição que tem parceria com grandes redes como a BBC, Netflix. Então estar ali tão perto desse universo e depois poder compartilhar com a nossa comunidade é gratificante. A gente espera que essa experiência não somente crie mais oportunidades para os realizadores daqui, mas também que estimule pessoas de lá a conhecerem nosso trabalho e quem sabe até estudar aqui”, completa Isis.
Foto: Acervo pessoal
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás