Documentário “Virando o Jogo” chega a Catalão com exibição gratuita no cinema

O longa revela o impacto histórico que mais de 2 milhões de crianças e adolescentes de diferentes realidades de todo país tiveram através da educação. O projeto segue expandindo e já alcançou escolas dos 26 estados brasileiros.

O documentário Virando o Jogo, obra audiovisual que celebra os 25 anos do Instituto Brasil Solidário (IBS), chega a Catalão (GO) no próximo dia 20 de setembro, com exibição gratuita no Cinemais – Catalão Shopping. O longa mostra o impacto social do projeto “Jogar e Aprender”, destacando como a Educação Financeira transforma comunidades em diferentes realidades do país.

O documentário aborda os avanços promovidos pela Educação Financeira de forma transversal e com uso de jogos de tabuleiro e cartas em escolas públicas brasileiras, com foco em como o projeto transformou a vida de alunos, professores e comunidades inteiras de diferentes contextos sociais e geográficos. Além disso, enfatiza o papel da educação como ferramenta de transformação social, com foco em sustentabilidade, empreendedorismo e inovação pedagógica.

O documentário está sendo exibido nos Estados destaque do projeto, com sessões voltadas aos educadores, gestores e apoiadores do projeto. Após a exibição, a equipe do Instituto Brasil Solidário também estará disponível para conduzir uma roda de conversa com os educadores, gestores e parceiros presentes, aprofundando os temas debatidos no longa e fortalecendo a troca de experiências. O município de Catalão é um destaque nacional do projeto, e em diversas outras atividades, incluindo diversas oficinas práticas presenciais, fomentadas a partir da parceria do IBS com a empresa John Deere.

Para Luís Salvatore, presidente do Instituto Brasil Solidário, o que está em destaque é a potência da educação como agente de mudança em todo o país. “Quando o conhecimento chega de forma viva, conectada com a realidade das pessoas, ele não apenas ensina — ele transforma. Desperta sonhos, fortalece identidades e cria caminhos reais para que comunidades inteiras possam reescrever suas histórias. Ver esse documentário ganhando novas telas, novos públicos e novos territórios é a prova de que essa mensagem toca fundo. Não celebramos apenas uma trajetória de 25 anos, mas acendemos uma nova etapa de inspiração, capaz de ampliar ainda mais o alcance desse impacto positivo para o Brasil que queremos construir”, afirma Salvatore.

Além da experiência no cinema, o projeto se estende para dentro da sala de aula. No site oficial do documentário, os educadores terão acesso a planos de aula estruturados com base nas atividades apresentadas no filme, incluindo sugestões práticas de aplicação, orientações metodológicas e materiais de apoio, todos alinhados às propostas de Educação Financeira e Educação Ambiental desenvolvidas pelo Instituto com os jogos educativos. Esses materiais poderão ser aplicados diretamente nas escolas, com apoio dos jogos educativos do Instituto e conteúdos complementares.

O filme conta com o apoio da Aliança pela Educação, formada pelas instituições Bank of America, Nubank, Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus, BTG Pactual, Newave Energia, John Deere, Instituto Ultra – Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga, Palmeirinha Ação Social e Veirano Advogados. Além dos patrocinadores da Aliança, o IBS mantém como apoiadores: Instituto GOL, Instituto Sertões, Instituto Venturi e Instituto Millenium.

Ação em GO

O projeto tem somado histórias de transformação e impacto social em 25 municípios do estado de Goiás, número que representa 10,98% do total de municípios da região, com alcance em mais de 26.011 mil alunos de toda a rede pública do estado.

Nas escolas de Catalão (GO), da zona rural ao centro da capital, os educadores têm promovido atividades inovadoras e interdisciplinares, com várias atividades dinâmicas e criativas. Desde atividades práticas com mercadinhos em sala de aula até feiras empreendedoras se tornaram ação integrada ao currículo escolar, com direito a moeda própria, produzida em atividade e que permite que a turma potencialize o poupar, empreender e até negociar de forma dinâmica e divertida.

Na Escola Municipal Patotinha, as atividades envolveram, desde a confecção de cofrinhos sustentáveis, até o aprendizado prático de negociação e de vivência do sistema monetário, a partir das atividades com os jogos durante suas atividades pedagógicas. Os educadores prepararam algumas moedas fictícias que foram distribuídas aos alunos de acordo com o comportamento e dedicação nas tarefas escolares, moeda que lhes deram a oportunidade de fazer compras na Feirinha de culminância do semestre.

Os jovens empreendedores, que participaram do projeto, prepararam ainda uma feira de vendas na escola, com um foco repleto de solidariedade e impacto social, que resultaram no projeto “Mãos e Patas” mobilizado pelos alunos. A partir do recurso arrecadado na feira de empreendedorismo, os alunos conseguiram doar 60 kg de alimentos para o lar de idoso e 40 kg de ração para o abrigo de cães, numa ação solidária que fortaleceu uma corrente do bem e de apoio na região, para fortalecer parcerias junto a essas organizações sociais. Vídeo das ações:

O documentário evidencia como os jogos educativos de tabuleiro e cartas transformam a realidade de alunos, professores e comunidades inteiras, promovendo transversalmente a Educação Financeira aliada a temas como sustentabilidade, empreendedorismo, cidadania e inovação pedagógica. Mais do que um filme, Virando o Jogo oferece uma experiência educativa completa, já reconhecida por seu alcance nacional e internacional, que conecta a educação a metodologias lúdicas, inovadoras e inclusivas.
Saiba mais:
Trailer oficial:


Teaser: Depoimento de educadores:


Site oficial do filme: https://www.filmevirandoojogo.com.br

Sobre o Instituto Brasil Solidário (IBS)
O Instituto Brasil Solidário (IBS) é uma organização social sem fins lucrativos, reconhecida como OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público), que tem como missão a valorização do ser humano por meio de projetos educacionais voltados ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Com 25 anos de atuação, o Instituto se consolidou como uma referência em impacto social no Brasil e na América Latina, promovendo ações que transformam realidades por meio da educação.
Presente nos 26 estados brasileiros, o IBS desenvolve suas atividades em escolas públicas, integrando diversas áreas da educação complementar, como incentivo à leitura, arte e cultura, educação ambiental, educação financeira, saúde, educomunicação, cidadania e empreendedorismo. Entre os projetos de destaque estão o Vamos Jogar e Aprender e os jogos da família PIC$, que reforçam o compromisso da instituição com metodologias lúdicas e inclusivas.
Os números que marcam a trajetória do Instituto evidenciam sua abrangência e impacto: mais de 2 milhões de alunos já foram beneficiados diretamente, 690 municípios receberam ações do IBS, mais de 1 milhão de livros foram distribuídos para alunos e bibliotecas escolares, e mais de 270 bibliotecas foram ampliadas, reformadas ou construídas. A atuação do Instituto se dá, especialmente, em regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), promovendo uma articulação produtiva entre o setor privado, o poder público e a sociedade civil, com o objetivo de transformar a educação e fortalecer comunidades em todo o território nacional e além de suas fronteiras.

SERVIÇO
• Documentário “Virando o Jogo” – Exibição em Catalão (GO)
Data: 20 de setembro
Local: Cinemais – Catalão Shopping
(R. Jocelim Gomes Píres, 2300 – Nossa Senhora de Fátima)

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 20510