Caiado participa de missa que marca inauguração da capela do Cora em Goiânia

Primeiro hospital público oncológico infantil de Goiás será inaugurado oficialmente em 25 de setembro, mas já oferece atendimento gratuito e humanizado a crianças e adolescentes com câncer desde o mês de junho

Na fase final da entrega do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), o governador Ronaldo Caiado, acompanhado da coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, participou nesta terça-feira (16/9) da missa que marcou a inauguração da capela do hospital. O Cora é a primeira unidade pública exclusiva para o tratamento de câncer infantil no estado, oferecendo atendimento gratuito, humanizado e de alta qualidade. A inauguração oficial está marcada para 25 de setembro.

“É uma alegria assistir hoje à primeira missa na capela do nosso hospital, um sonho antigo. Como médico e católico praticante, sempre tive a responsabilidade de priorizar a vida e o cuidado com a população. Este hospital é resultado de muito trabalho e compromisso com a saúde das crianças de Goiás”, afirmou o governador durante a celebração.

Para Caiado, a obra representa um dos pontos altos de sua gestão, reunindo uma das maiores estruturas oncológicas do país, com centro cirúrgico ampliado e ambientes equipados com tecnologia de ponta. “O Cora permite que os pacientes sejam atendidos com cuidado humanizado e qualidade. Nada é mais tocante para mim do que acompanhar o olhar de esperança das crianças, que nos lembra da nossa responsabilidade e da importância de garantir o melhor atendimento possível”, destacou.

Gracinha Caiado ressaltou o simbolismo da capela, batizada de Sagrado Coração de Jesus, para pacientes e famílias. “Esta capela une fé, medicina e ajuda as famílias a superar a doença. O Cora garante que crianças em vulnerabilidade tenham acesso ao melhor tratamento disponível no mundo e oferece esperança de vencer a doença. Nada é maior ou mais valioso que isso”, disse.

O presidente do Hospital de Amor de Barretos e diretor-geral do Cora, Henrique Prata, enfatizou que a nova estrutura coloca Goiás em patamar de referência nacional no cuidado oncológico infantojuvenil. “Este hospital oferece atendimento no nível dos melhores hospitais privados, garantindo que crianças em vulnerabilidade recebam o tratamento necessário. E, com esta capelinha, temos a certeza de que não falta absolutamente nada”, disse.

A missa foi celebrada pelo arcebispo emérito de Goiânia, Dom Washington Cruz, que ressaltou a grandeza da obra e abençoou hospital, equipe e pacientes. “Recebam a bênção de Deus e sejam instrumentos de cuidado e cura para as crianças tratadas aqui. Que cada ação seja guiada pela graça divina”, disse. Durante a cerimônia, foi apresentado o capelão responsável pela nova capela do Cora, padre João Batista da Costa, que fará o acompanhamento espiritual de pacientes, familiares e profissionais da unidade.

Também participaram os secretários de Estado da Saúde, Rasível Reis; de Desenvolvimento Social, Wellington Matos; e o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, Pedro Sales.

Início das atividades
O Cora iniciou as atividades em 9 de junho, ampliando a rede de atendimento oncológico infantojuvenil de Goiás. Na primeira fase, o hospital opera com 60 leitos, UTI pediátrica, quimioterapia, cirurgias de alta complexidade e unidade de transplante de medula óssea.

A unidade está preparada para realizar 26 cirurgias eletivas por mês e 2,5 mil atendimentos entre pronto-socorro, consultas médicas e multiprofissionais, sessões de quimioterapia e exames. Em três meses, atendeu 119 novos casos e diagnosticou 81 casos oncológicos. O hospital foi projetado com suítes para acompanhantes e espaços lúdicos que garantem conforto e bem-estar às crianças em tratamento.

Fotos: Romullo Carvalho e Wesley Costa

CONFIRA VIDEO NO INSTAGRAM @allantobeirooo1

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 20511