
Tradições centenárias unem fé, cultura e turismo em dois dos festejos mais emblemáticos do Estado
As cidades de Corumbá e Pilar de Goiás realizam, neste fim de semana, duas das mais tradicionais Cavalhadas do Estado. As encenações da batalha entre mouros e cristãos atravessam gerações e fazem parte da identidade cultural dos municípios, integrando os festejos das padroeiras locais, mobilizando a população e atraindo centenas de turistas. A primeira encenação será em Corumbá de Goiás, nesta sexta-feira, sábado e domingo (5, 6 e 7 de setembro).
O espetáculo ao ar livre leva ao público a batalha, no Campo das Cavalhadas Rei Hastimphilo, e fecha o calendário de eventos da festa de Nossa Senhora da Penha de França, que completa 180 anos de história. As apresentações contam com a tradicional Corporação Musical 13 de Maio.
Outro ponto alto das Cavalhadas na cidade é a presença dos mascarados, símbolo da participação popular, responsável pelo lado irreverente do evento. A festividade em Corumbá é uma das mais visitadas por turistas da região, principalmente de Brasília. Durante o evento, é realizado um desfile até o campo das Cavalhadas e, após as batalhas, há o batismo e o oferecimento das flores pelos reis e cavaleiros.
Em Pilar de Goiás, as Cavalhadas serão realizadas no sábado e domingo (6 e 7 de setembro), no Estádio Municipal Homero Macedo Gomes. O espetáculo é o mais antigo da região norte de Goiás, com 130 anos de tradição, e deu origem a festejos em municípios vizinhos, como Crixás, Hidrolina e Cedrolina. As Cavalhadas no município também fazem parte da festa da padroeira Nossa Senhora do Pilar, celebrada na primeira quinzena de setembro, com novenas, alvoradas, toque dos sinos.
Nesta quinta-feira (4/9) é realizada a missa com a benção dos cavalheiros, seguida da confraternização. Na sexta-feira (5/9), acontece a Corrida do Encamisado e a quermesse. Depois, o desfile da princesa Floripa com os cavaleiros, antes da batalha entre mouros e cristãos.
Corumbá e Pilar são a 13ª e 14ª cidade, respectivamente, a integrar o Circuito das Cavalhadas, que neste ano recebeu R$ 4,4 milhões de investimento do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O apoio garante a infraestrutura para o evento e contribuiu significativamente para a movimentação turística e econômica dos municípios participantes.
O Circuito das Cavalhadas representa ainda a manutenção de tradições importantes para o povo goiano. A batalha entre mouros e cristãos envolve fé e cultura, perpetuando uma festa de origem popular que orgulha várias gerações de goianos. No Brasil, as Cavalhadas têm registros desde o século XVII, geralmente associadas à Festa do Divino. Em Goiás, são realizadas há mais de 200 anos, unindo fé, cultura e patrimônio imaterial, perpetuando tradições que seguem vivas na memória e no orgulho do povo goiano.
Serviço:
Onde: Pilar de Goiás
*Quando: 4 (quinta-feira) : 19h – Missa com a Benção dos Cavaleiros; e 20h – Confraternização e churrasco dos cavaleiros
*Quando:* Dia 5 (sexta-feira): 20h Corrida dos Encamisados; e 20h30: Quermesse
Quando: Dia 6 (sábado): 15h – Desfile das Cavalhadas até o Campo das Batalhas;
15h30 – Primeiro dia das Cavalhadas, no Estádio Municipal Homero Macedo Gomes;
20h – Quermesse
Quando Dia 7 (domingo): 15h – Segundo dia das Cavalhadas, no Estádio Municipal Homero Macedo Gomes; 20h – Levantamento do mastro de Nossa Senhora do Pilar; e 20h30: Quermesse
Onde: Corumbá de Goiás
Quando: Dia 5 (sexta-feira): 15h – Primeiro dia das Cavalhadas no Campo das Cavalhadas Rei Hastimphilo
Quando: Dia 6 (sábado): 15h – Segundo dia das Cavalhadas no Campo das Cavalhadas Rei Hastimphilo
Quando: Dia 7 (domingo): 15h – Terceiro dia das Cavalhadas no Campo das Cavalhadas Rei Hastimphilo
Foto: Michelly Matos
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás