Segunda edição da Campanha Gira Livros em Goiás é iniciada

Projeto vai receber doações também no interior do Estado e espera arrecadar um maior número de títulos

A segunda edição da Campanha Gira Livros, promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), começa nesta segunda-feira (1º/9). O projeto incentiva a doação de livros com a instalação de caixas sinalizadas, criadas especialmente para receber os exemplares, em vários pontos de Goiânia. O objetivo é reunir acervos para bibliotecas públicas do Estado e fortalecer o projeto Estante Literária.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destaca que a iniciativa alia sustentabilidade e incentivo à leitura, prática essencial para a formação cultural da população e importante ferramenta de transformação social. “A Secult tem o compromisso de promover e democratizar o acesso à leitura para todos. O Gira Livros é uma forma de garantir que um título esquecido na prateleira de alguém chegue a um novo leitor”, afirma.

Nesta segunda edição, o projeto apresenta uma novidade especial: caixas de madeira personalizadas, resistentes, apropriadas para circular por diferentes locais e municípios. Nos três primeiros meses da campanha, as doações poderão ser realizadas nos seguintes pontos de coleta: Ministério Público, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Centro Cultural Oscar Niemeyer e Tribunal Regional do Trabalho, em Goiânia; Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis; e Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás.

Além dos seis recipientes já instalados, outros nove estão disponíveis para integrar a primeira fase do rodízio, o que possibilita até 15 locais de coleta simultaneamente em todo o Estado. “Estamos em busca de parceiros para receber as caixas. Por isso, convidamos instituições que tenham grande circulação de pessoas, compromisso com a cultura e a sustentabilidade, e interesse em participar do projeto”, reforça a secretária. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Paralelamente à campanha itinerante, a Secult mantém um ponto permanente de doação na Biblioteca Estadual Pio Vargas, localizada no Centro Cultural Marietta Telles, na Praça Cívica, em Goiânia.

Os livros arrecadados serão avaliados pela equipe técnica da Biblioteca Estadual Pio Vargas, que definirá o destino das obras. Parte seguirá para as bibliotecas públicas do Estado, enquanto outra parcela será destinada ao projeto Estante Literária, que disponibiliza exemplares gratuitamente para a comunidade.

Foto: Kamilla Brandão / Secult

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 20343