Elo de ações em esquema do PCC tem 28 postos em Goiás

CARBONO OCULTO – Armando Hussein, irmão do suspeito de liderar fraudes na cadeia de combustíveis, é apontado como peça-chave do grupo no estado

Fabiana Pulcineli – do Jornal Popular

Apontado por investigadores como principal responsável pelo esquema no qual Goiás é grande polo de distribuição de combustíveis em fraudes em São Paulo, Armando Hussein Ali Mourad possui 28 postos em 15 cidades goianas, incluindo a capital. Ele é irmão de Mohamed Hussein Mourad, considerado líder da organização e alvo da 3ª fase da megainvestigação do Ministério Público Federal, Ministério Público Federal e Ministério Público de São Paulo para desarticular esquemas de fraude, lavagem de dinheiro e infiltração da facção criminosa Comando Vermelho (PCC) na cadeia de produção e distribuição de combustíveis.

Armando também foi alvo de mandado de busca e apreensão na última quarta-feira, 28, em sua casa e escritório em São Paulo, e se encontra preso. Mohamed teve prisão decretada pela Justiça de São Paulo.

Além dos 28 postos em funcionamento em Goiás, há estabelecimentos em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Verde, alguns deles registrados no nome de laranjas.

A investigação aponta que o esquema utilizava empresas de fachada e operações fraudulentas para movimentar altas quantias de dinheiro, com ocultação da origem ilícita.

Em Goiás, três usinas estão sendo investigadas: Centraçool S/A (Inhumas), Goiás Bioenergia S/A (Porteirão) e Usina Goiás Bioenergia Açúcar e Serviços Ltda (Goiânia).

A Transportadora Infinity, sediada em Senador Canedo, que é de propriedade de Armando Mourad e que opera de forma ligada diretamente com o polo, também foi alvo da operação com mandados de busca e apreensão em seus endereços.

Ainda são investigadas outras 12 distribuidoras de combustíveis ligadas ao mesmo grupo, que também funcionariam sob o comando ou influência da dupla.

Segundo investigadores, Armando Hussein Ali Mourad tem participação direta na gestão e administração das empresas no estado.

De acordo com a denúncia apresentada pela força-tarefa, a atuação é “fundamental para a expansão do grupo e para a blindagem financeira obtida pela lavagem de capitais”.

A Transportadora Infinity, sediada em Canedo, é hoje uma das principais do setor, segundo o inquérito, “explicando o crescimento acelerado em Goiás e a concentração de grandes distribuidoras e postos de combustíveis ligados a Armando e Mohamed”.

O esquema também envolve operações em São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Goiás.

As distribuidoras investigadas em Senador Canedo são: Transportadora Infinity, Aster, Rede Sol Fuel, Duvale, Arka, Império, Maximus, Horizona, Port Brazil e Alpes.

A empresa Rede Sol Fuel foi apontada como uma das principais ferramentas de lavagem de dinheiro do grupo, segundo os investigadores.


Investigações

Detalhes sobre a atuação da suposta rede ligada ao PCC em Goiás

Empresas alvos de mandado de busca na megaoperação Carbono Oculto, todas em Senador Canedo:

Transportadora Infinity Ltda.

Aster Petroleo Ltda.

Rede Sol Fuel Distribuidora S/A

Duvale Distribuidora de Álcool e Etanol Ltda.

Arka Distribuidora de Combustíveis Ltda.

Império Comércio de Petróleo S/A

Maximus Distribuidora de Combustíveis Ltda.

Horizona Combustíveis S/A

Port Brazil Distribuidora de Combustíveis Ltda.

Alpes Distribuidora de Combustíveis Ltda.


Postos de propriedade de Armando Hussein Ali Mourad, irmão do líder da organização criminosa, e também alvo da investigação:

Futura Villela (Jataí)

Futura JK (Jataí)

Posto Futura Cristo (Jataí)

Futura Shopping (Jataí)

Auto Posto Infinity Divisão (Jataí)

Auto Posto Infinity Divisão (Rio Verde)

Auto Posto Rodo (Rio Verde)

Auto Posto Redevisa (Senador Canedo)

Auto Posto Infinity Senador Canedo (Senador Canedo)

Auto Posto Vea (Senador Canedo)

Posto Infinity Rio Verde (Rio Verde)

Posto Avenida (Rio Verde)

Postos Avlexa (Alexânia)

Postos Avlexa (Alexânia)

Auto Posto Futurista (Catalão)

Auto Posto Futurista (Catalão)

Auto Posto Pioneiro (Catalão)

Sucesso Auto Posto (Aparecida de Goiânia)

Auto Posto Yellow (Três Ranchos)

Auto Posto São João (Goiânia)

Auto Posto Paraná 85 (Goiânia)

Auto Posto Canaã (Goiânia)

Auto Posto Atlântica (Goiânia)

Auto Posto Hidrolândia (Hidrolândia)

Posto Minas da Serra (Morrinhos)

Auto Posto Infinity (Morrinhos)

Postos Abadiânia (Abadiânia)

Auto Posto Infinity Goianésia (Goianésia)


Usinas investigadas em Goiás

Centraçool S/A (Inhumas)

Goiás Bioenergia S/A (Porteirão)

Usina Goiás Bioenergia Açúcar e Serviços Ltda (Goiânia)


Uma rede de padarias em São Paulo, além de postos de combustíveis e conveniências que seriam administrados pelo grupo Mourad.

A Usina Goiás Bioenergia Açúcar e Serviços Ltda constituída em abril de 2022, com sede em andar de condomínio empresarial onde funcionam empresas de coworking em Goiânia.

“Este tipo de arranjo é um claro indício de utilização de empresa laranja”, afirma um dos investigadores.

A investigação apontou ausência de estrutura física e inconsistência fiscal da usina.

A Polícia Federal informou que todos os investigados são suspeitos de envolvimento com atividades de lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio e associação criminosa.

A investigação, segundo o MPF, é parte de um esforço nacional de desarticulação de fraudes bilionárias na cadeia de combustíveis que têm servido como ferramenta de sustentação do PCC.

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 20340