
Coordenador do Goiás Social discursou no 3º Encontro Estadual de Mulheres do Agro, em São Paulo, apresentando ações que colocaram estado como referência no setor
A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, participou nesta sexta-feira (29/8) do 3º Encontro Estadual de Mulheres do Agro, em Ribeirão Preto (SP). Durante palestra no evento, ela salientou a relevância do protagonismo feminino no setor que é historicamente dominado pelos homens. “Ver essas mulheres reunidas enche o meu coração de emoção. São mais de duas mil mulheres, que conhecem a lida do campo, o sol, a chuva, trabalhando”, enalteceu.
A primeira-dama lembrou suas origens e a afinidade com o agro. “Meu pai era produtor rural e eu cresci no setor. Conheci o Ronaldo [Caiado, governador de Goiás] exatamente nesse debate em defesa da propriedade rural”, relatou ela. Gracinha contou que quando começou a trabalhar na área eram raras as mulheres comandando negócios rurais. “Só em Goiás, hoje, há 22 mil mulheres à frente desses negócios. Em todos os programas sociais que fazemos, de capacitação e incentivo, mais de 50% são mulheres”, citou.
Durante o encontro, ela pontuou as ações do Governo de Goiás para apoiar e estimular as famílias do campo, como os programas Agro é Social, que leva crédito aos pequenos produtores; o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra produtos produzidos por famílias do campo e repassa a entidades sociais; e o Regulariza Campo, que concede títulos de propriedade de terra. Ela citou ainda os avanços na segurança no meio rural, principalmente após a criação do Batalhão Rural da Polícia Militar.
Gracinha Caiado também destacou a importância do setor agropecuário para a economia nacional, e a relevância de Goiás neste cenário. “Defender o agro é defender a soberania nacional e garantir a segurança alimentar do povo brasileiro, emprego, renda e desenvolvimento para milhões de famílias que vivem no campo”, afirmou ela. Por fim, a coordenadora do Goiás Social recordou a trajetória de coragem, firmeza e ética do governador Ronaldo Caiado na defesa do agro e enfatizou a necessidade de união da sociedade contra discursos populistas e ideológicos que tentam dividir os brasileiros.
Sobre o evento
Promovido pela Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em colaboração com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do Sebrae Delas, o 3º Encontro Estadual de Mulheres do Agro teve como tema “Do campo à mesa: mulheres empreendedoras que inspiram, histórias que transformam”. Um dos objetivos do evento é valorizar a liderança feminina no setor, bem como apoiar e ampliar o empreendedorismo e o desenvolvimento profissional das mulheres no campo.
A programação contemplou testemunhos de liderança e representatividade feminina, palestras informativas e motivacionais. “Estamos muito agradecidos de [Gracinha] estar aqui para passar para essas mulheres essa energia de Goiás, trazer esse conceito da importância da mulher nas atividades agrícolas”, afirmou o presidente do Sistema Faesp/Senar, Tirso Meirelles, anfitrião do evento.
“Que elas encontrem mais oportunidades, que as mulheres estejam cada vez mais nos espaços de decisão, representando os nossos interesses”, disse a presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, Stephanie Ferreira, reforçando a necessidade da presença feminina no setor. “Representatividade é dar voz. A liderança transforma. O convite que faço é que vocês desenvolvam cada vez mais as competências, para que a gente consiga ocupar mais esses espaços”, salientou às participantes.
Foto: Walter Follador
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás