Goiás intensifica ações preventivas e de monitoramento contra o sarampo

Medida foi tomada depois da confirmação de casos da doença, em cidades do Tocantins, próximas a Goiás. A SES enviou nota técnica aos 246 municípios goianos com as orientações a serem adotadas

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), alerta cidades goianas e do Entorno do Distrito Federal, próximas ao Tocantins, para realizarem ações preventivas contra o sarampo. A medida foi adotada depois da confirmação de casos recentes da doença em municípios tocantinenses. A pasta enviou nota técnica às localidades com orientações sobre vacinação, isolamento e rastreamento de casos suspeitos.

Além disso, recomendou que os municípios façam notificações, coleta e envio de material para o Laboratório Estadual de Saúde Pública Laboratório Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen). A secretaria informa que Goiás não possui atualmente casos notificados ou confirmados de sarampo. Os últimos registros ocorreram em 2020. A SES ressaltou que mesmo assim o alerta é necessário, porque o Tocantins notificou 42 casos de sarampo.

Até o momento, o Brasil possui casos confirmados de sarampo nos estados do Tocantins, Rio de Janeiro, São Paulo, além do Distrito Federal e, em investigação, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A SES segue monitorando a situação no estado vizinho, bem como as ações que estão sendo desenvolvidas pela secretaria tocantinense, com apoio do Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde do Tocantins, todos os casos têm histórico de contato com pessoas que estiveram em viagem a outro país, onde o vírus circula. São pessoas não-vacinadas.

No dia 25 de julho, o Ministério da Saúde emitiu nota técnica alertando para o risco da reintrodução dos casos de sarampo no Brasil, pedindo reforço nas ações de imunização e vigilância. A SES está realizando monitoramento intensivo em 17 municípios limítrofes, sendo 8 que fazem divisa com o Tocantins (São Miguel do Araguaia, Novo Planalto, Porangatu, Montividiu do Norte, Minaçu, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Campos Belos) e 9 com o Distrito Federal (Padre Bernardo, Planaltina, Formosa, Cristalina, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas de Goiás).

Romaria do Muquém
A SES, por meio do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), tem articulado ações de suporte e monitoramento na Romaria de Muquém, que acontece até o dia 15 de agosto, em Niquelândia, no Norte de Goiás, e deve receber mais de 500 mil visitantes. A secretaria preparou um planejamento prévio e articulação de parceiros para ações durante o período da festa, visto a proximidade com o estado do Tocantins.

Em conjunto com a Vigilância Municipal, o Cievs construiu um Plano de Ação que realiza um monitoramento diário por unidade de saúde na região, com a coleta de informações do evento. Além disso, houve envio de medicamentos, insumos, Van da Vacina e reforço nas estratégias assistenciais junto a Central de Regulação do SAMU 192 Regional. Além do alerta para doenças respiratórias do período, o Plano de Ação monitora o Sarampo.

Foto: SES

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 20089