Governo de Goiás impulsiona startups com foco em transformação social e ambiental

Evento realizado no Hub Goiás anunciou startups de impacto socioambiental que receberam R$ 40 mil para apoiar o desenvolvimento de seus negócios

Cinco startups receberam R$ 40 mil cada, para apoiar o desenvolvimento de seus negócios, com foco em transformação social e ambiental. O anúncio das finalistas do programa Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental (NIIS) foi feito nesta sexta-feira (8/8), durante o Festival da Estação da Inovação, no Hub Goiás. O programa é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e visa incentivar negócios que tenham impacto positivo no Estado.

As empresas poderão usar esses recursos para ampliar seus negócios, mas só recebem os recursos do governo estadual se cumprirem os requisitos do programa. Pelas próximas 12 semanas, as startups ainda vão passar por uma fase de aceleração com foco no plano de crescimento de cada negócio, sendo oferecidos: acompanhamento individual com agentes aceleradores do ecossistema para apoiar na construção do pitch deck (ferramenta que possibilita ao investidor ter uma breve ideia do modelo de negócio e o que ele pretende alcançar); preparação para rodadas de negócio; rodadas de investimento para conexão com o mercado; e acompanhamento de vendas, clientes e colaboradores.

O programa é uma das principais iniciativas do Estado para o fortalecimento de empreendimentos comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio do NIIS, o Governo de Goiás incentiva a criação de soluções inovadoras que enfrentem desafios sociais e ambientais de forma eficiente, sustentável e com alto potencial de impacto. “O NIIS é mais do que um programa de aceleração, mas um catalisador de transformação social e ambiental. Cada negócio que apoiamos carrega soluções que podem mudar realidades e abrir novos caminhos para um futuro mais sustentável em Goiás e no Brasil”, explica o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto.

As cinco selecionadas se destacaram dentre 17 negócios que participaram da fase anterior do programa, diante de uma banca avaliadora que contou com investidores, CEOs e analistas do Shark Tank Brasil. Foram escolhidas as empresas: Adelita Reusable Produtos Sustentáveis, Aminsecta, CREIO Brasil Laboratório de Cosméticos, Pachamama Socioambiental e Terra Carbono.

Para Ítala Marcelly, da Adelita Reusable Produtos Sustentáveis, que tem uma solução para resíduos texteis sendo transformados em produtos sustentáveis, a participação no NIIS levou sua ideia de negócio para algo com maior alcance de mercado. “Eu sabia que podia escalar, mas não tinha nada estruturado. Quando eu vim aqui e conheci todas as ferramentas que tem disponível para esse mercado, eu vi que é possível. É possível transformar a nossa vida e é possível transformar o mundo também”.

Sustentabilidade
Outro destaque do evento foi o lançamento oficial da parceria entre o governo de Goiás e o BNDES Garagem, programa de fomento a negócios de impacto promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A iniciativa reforça o compromisso do Estado em fortalecer o ecossistema de inovação com foco em soluções sustentáveis e transformadoras.

Foto: André Bianchi

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 20073