
Em parceria com setor produtivo, Goinfra executa duplicação, restauração, pavimentação e construção de viaduto para facilitar escoamento da produção agrícola no Sudoeste Goiano
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), deu início às obras do Complexo Viário de Rio Verde, no Sudoeste do Estado. Com investimento previsto em torno de R$ 152 milhões do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), o projeto contempla a duplicação, restauração e pavimentação de trechos das rodovias GOs 174, 210 e 570, além da implantação de um viaduto. As obras visam formar um anel rodoviário ao interligar a malha estadual à BR-060, facilitando o tráfego de veículos de carga e contribuindo para o escoamento da produção agrícola da região.
As obras são executadas por meio de Termo de Acordo de Regime Especial (Tare) firmado entre o Estado e a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste (Comigo). As intervenções começaram pela duplicação da GO-174, no trecho que conecta a GO-210 à BR-060, na entrada da Tecnoshow – uma das principais feiras de agronegócio do Brasil. Também estão previstas a pavimentação e a restauração de trechos da GO-570; a restauração de dois trechos da GO-174; e a construção de um viaduto no entroncamento das GOs 174 e 210.
Presidente da Goinfra, Pedro Sales explica que a duplicação da GO-174 atende a uma demanda histórica de produtores rurais da região. “Essa foi uma das primeiras obras aprovadas pelo Conselho Gestor do Fundeinfra. Os três quilômetros de duplicação vão resolver um gargalo antigo de congestionamento na entrada da Tecnoshow”, afirma. “É o início de um pacote robusto de obras do Complexo Viário de Rio Verde, uma infraestrutura estratégica que se junta à importante duplicação em concreto da GO-210, já em andamento no perímetro urbano do município”.
Além do Complexo Viário de Rio Verde e da duplicação em pavimento rígido da GO-210, a Goinfra executa na região mais duas obras de pavimentação com recursos do Fundeinfra: da GO-401, do entroncamento com a GO-174 até a GO-206, no sentido de Quirinópolis; e da GO-409, de Acreúna a Turvelândia. Também já está em fase de contratação, por meio do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), outras duas obras que recebem investimentos do fundo: a implantação asfáltica da GO-178, entre a BR-364 e a GO-306, e da GO-180, entre a GO-467 e a GO-306.
Região estratégica
Rio Verde é o segundo maior produtor de soja do Brasil e, junto com Jataí — que se destaca pela expressiva produção de milho —, compõe um dos principais polos agrícolas do país. “A atividade agrícola exige infraestrutura logística eficiente, principalmente para o escoamento da produção para outros estados e para exportação. Por isso, esse complexo viário será decisivo para garantir mais fluidez, segurança e competitividade ao setor produtivo goiano”, conclui Pedro Sales.
Foto: Goinfra
Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes – Governo de Goiás