
Trabalho integrado aos municípios levou o estado ao segundo lugar do Brasil, com 72,7% das crianças alfabetizadas na idade certa em 2024. Índice era 13,2% em 2016
O governador Ronaldo Caiado detalhou o sucesso de Goiás na educação, com a marca alcançada de 72,7% das crianças alfabetizadas na idade certa no ano letivo de 2024. O relato foi apresentado durante o Seminário Nacional pela Alfabetização, em Fortaleza, nesta quarta-feira (06/08). Em sua apresentação, a implantação do AlfaMais foi destaque entre as ações para mudar a realidade goiana em relação à proficiência de leitura e escrita das crianças ao final do segundo ano do ensino fundamental.
O trabalho fez Goiás subir duas posições no ranking nacional de alfabetização infantil, passando a ocupar o segundo lugar, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), via programa Brasil Alfabetizado. O parâmetro alcançado supera até mesmo a meta estabelecida pelo próprio governo federal de 69%. “A educação faz parte do discurso de todo político. Agora, entre o discurso e a realidade, tem uma distância secular. As crianças em Goiás não sabiam interpretar no segundo ano do ensino fundamental”, destacou.
Em 2016, apenas 13,2% dos estudantes goianos estavam no nível de aprendizado considerado ideal. O líder goiano enfatizou a recuperação da aprendizagem, fator que consolida o compromisso com o setor ao longo dos últimos seis anos, aliada à valorização dos profissionais da área. “Eu não enxergo outra saída na vida sem o estudo, a ciência, a pesquisa e o desenvolvimento da capacidade dessas crianças”, frisou o chefe do executivo goiano.
O AlfaMais inclui um conjunto de medidas, entre formação continuada de professores, distribuição de materiais didáticos complementares e ações de incentivo à leitura. Somente neste ano, foram entregues mais de 13,5 mil kits escolares para estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental e 12,3 mil para educação infantil. Entre 2022 e 2024, o Estado investiu R$ 158 milhões na execução das ações do programa. Já os investimentos totais na educação somam R$ 8 bilhões.
O programa, implementado sob comando de Caiado, alcança 246 prefeituras e fortaleceu o regime de colaboração com os gestores municipais para garantir a alfabetização das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. “Essa integração do Governo do Estado, com toda uma estrutura nossa e sendo bem utilizada com respeito ao dinheiro público é um verdadeiro canhão para atingirmos distâncias maiores do Estado”, disse.
Liderança e Educação
Caiado integrou painel “Liderança Política na Educação – aprendizagem, financiamento e desenvolvimento social” e respondeu a perguntas no final. O espaço destacou a importância do comando político de governadores, prefeitos e secretários para a promoção da aprendizagem e a superação de desafios. O diálogo foi mediado pelo prefeito de São Luís (MA), Eduardo Braide. “É bom que se diga isso: a educação precisa ser técnica, precisa ser blindada de fatores externos que possam vir a comprometer o desempenho”, afirmou o gestor municipal.
A ex-governadora do Ceará, Izolda Cela, mencionou que é necessário “uma liderança que eleva o nível de responsabilização” e elogiou a atuação de Caiado. “O que vem acontecendo com o Estado de Goiás, eu acho um exemplo muito importante. A gente precisa construir mesmo essa competência dos sistemas com uma visão de liderança que inspira, que motiva, que gera ambiente positivo”, defendeu.
O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Martins, enalteceu a parceria entre o governador e a secretária de Educação, Fátima Gavioli, também presente ao evento. “Isso significa confiança. Então, governador, parabéns. Os resultados são consequência disso”, sublinhou. Ainda foram painelistas a prefeita de Benevides (PA), Luziane Solon; o ex-prefeito de Vargem Grande (MA), Carlinhos Barros; e o consultor de finanças, André Carvalho.
Seminário
A programação do Seminário prossegue até o dia 7 de agosto e reúne autoridades públicas, especialistas, gestores educacionais, pesquisadores e lideranças institucionais de todo o Brasil. A iniciativa é uma realização da Associação Bem Comum (Bem Comum), Instituto Natura, Fundação Lemann e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), órgão suplementar da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Foto: Junior Guimarães
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás