Ipasgo Saúde alerta para riscos e reforça importância da prevenção do câncer colorretal

Visibilidade trazida por casos como o da cantora Preta Gil destaca a necessidade de prevenção e acompanhamento médico contínuo para a doença, que pode ser assintomática

A recente notícia do falecimento da cantora Preta Gil por câncer colorretal acendeu um importante alerta sobre a doença que ocupa o terceiro lugar em incidência no Brasil. Conforme dados do Ministério da Saúde, cerca de 40 mil novos casos são registrados anualmente no país, deste tumor que se desenvolve na região do intestino grosso, reto e ânus. O Ipasgo Saúde destaca que um dos grandes desafios está na sua natureza, muitas vezes assintomática, reforçando a urgência da informação e da ação preventiva.

A ausência de sinais claros nos estágios iniciais torna fundamental a atenção a sintomas que, mesmo sutis, podem indicar a presença da doença. Entre os mais comuns, estão a presença de sangue nas fezes, dor e cólica abdominal persistente (por mais de 30 dias), alterações no ritmo intestinal, emagrecimento sem causa aparente, anemia, cansaço e fraqueza. Exames regulares e acompanhamento médico são, portanto, ferramentas cruciais para a detecção.

Diversos fatores contribuem para o risco de desenvolvimento do câncer colorretal. O Ministério da Saúde aponta a alimentação rica em carnes vermelhas e alimentos processados, o consumo excessivo de álcool, tabagismo, sedentarismo, obesidade e idade acima de 50 anos como agravantes. Além disso, histórico familiar, doenças inflamatórias intestinais crônicas e diabetes tipo 2 são considerados preditores.

Força da prevenção e do diagnóstico precoce
A adoção de um estilo de vida saudável, com a prática regular de atividades físicas, manutenção do peso ideal, uma dieta rica em frutas e fibras, e a redução da ingestão de gorduras, carnes vermelhas e álcool, diminui as chances de desenvolvimento da doença. No âmbito da detecção, exames como a colonoscopia e a pesquisa de sangue oculto nas fezes são ferramentas essenciais.

Como plano de assistência à saúde dos servidores públicos e militares do estado de Goiás e seus dependentes, o Ipasgo Saúde atende mais de 580 mil beneficiários em todo o estado. Com uma vasta rede credenciada que abrange 381 clínicas, 186 laboratórios e 174 hospitais espalhados por Goiás, a instituição reforça seu compromisso com uma assistência acessível e de qualidade. Conforme afirma o Dr. Diego Mendanha, especialista na área oncológica e credenciado no Ipasgo Saúde: “É muito importante conscientizar as pessoas a buscarem atendimento médico e não postergarem isso, porque pode evoluir, causar bastante sofrimento e levar a diagnósticos mais difíceis”.

Segundo o Ministério da Saúde, se diagnosticado precocemente, o câncer colorretal apresenta uma taxa de sobrevida que pode chegar a 90%, o que sublinha a importância de estar atento aos sinais e de buscar o atendimento especializado sempre que necessário.

Foto: Divulgação/Ipasgo Saúde

Ipasgo Saúde – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 19907