
O governador Ronaldo Caiado se reuniu, às 14h desta terça-feira (22), no Palácio das Esmeraldas, com representantes do governo estadual e da iniciativa privada para alinhar estratégias emergenciais de proteção à economia goiana diante da crise comercial entre Brasil e Estados Unidos.
O encontro marcou o início das atividades de um grupo de trabalho voltado à formulação de soluções conjuntas para o chamado “tarifaço”, que impõe uma sobretaxa de 50% sobre produtos como soja, carne e derivados do aço, com forte impacto sobre o agronegócio e a indústria goiana.
Entre as principais medidas já anunciadas pelo Estado está a criação de uma linha especial de crédito para exportadores, com foco no setor agroindustrial, o mais afetado pela nova política tarifária norte-americana. A iniciativa, divulgada no último sábado (19), busca mitigar os efeitos da sobretaxa, que deve entrar em vigor no próximo dia 1º de agosto.
Caiado antecipou seu retorno da missão comercial no Japão, onde esteve desde o dia 11 de julho, justamente para coordenar pessoalmente as ações frente à nova conjuntura econômica. Ao final da reunião, o governador deve conceder entrevista coletiva à imprensa para detalhar os próximos passos do governo de Goiás no enfrentamento da crise. A iniciativa reforça o compromisso do governador com os interesses do povo goiano, e merece reconhecimento pela rápida resposta e firmeza em defesa da economia do Estado.