Governo de Goiás amplia lista de produtos comercializados no PAA Quilombola

Edital de 2025 permite comercialização inédita de leite, queijo muçarela, filé de tilápia, baru, macaúba e mangaba. Programa é uma iniciativa do Goiás Social para impulsionar a agricultura familiar e garantir segurança alimentar à população vulnerável

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Emater Goiás, publicou novo edital para o Programa de Aquisição de Alimentos Quilombola (PAA Quilombola). A iniciativa integra o leque de ações do Goiás Social, contribuindo para impulsionar o agro goiano, com foco na inclusão produtiva e no desenvolvimento da agricultura familiar.

A novidade da edição 2025 é a ampliação dos itens que podem ser comercializados pelos agricultores familiares de comunidades remanescentes de quilombos. Além dos alimentos já tradicionais no programa, agora serão aceitos leite, queijo muçarela, pitaya e filé de tilápia, além de produtos de extrativismo vegetal, como baru, macaúba e mangaba, reconhecidos pela Portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) nº 750, de 24 de dezembro de 2024. Os novos produtos também têm previsão de serem incluídos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Goiás).

Para a titular em substituição da Seapa, Glaucilene Carvalho, a diversificação dos produtos representa mais uma etapa no fortalecimento da autonomia das populações quilombolas. “Com essa ampliação no escopo de alimentos do PAA Quilombola, reforçamos a inclusão produtiva dos agricultores e garantimos espaço para produtos com forte valor cultural, nutricional e econômico. Dessa maneira, ampliamos a renda local, tendo em vista que os alimentos são doados simultaneamente para instituições da própria região, o que reforça, ainda, as ações de segurança alimentar do Estado de Goiás”, afirma.

Papel estratégico
A inclusão de novos produtos reflete também o avanço nas políticas públicas voltadas à população pertencentes às comunidades remanescentes de quilombos. Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), foram identificadas 82 comunidades quilombolas em 49 municípios goianos, das quais muitas já participam de ações de fomento à agricultura familiar e ao desenvolvimento territorial. O PAA Quilombola tem papel estratégico ao conectar essas populações com políticas de segurança alimentar e geração de renda.

As inscrições para o PAA Quilombola 2025 estão abertas até 31 de julho e os interessados devem apresentar suas propostas por meio da Plataforma PAA Goiás, disponível no site oficial da Seapa (https://goias.gov.br/agricultura/paa-quilombola/). Na página também é possível acessar o edital completo, que traz os critérios de participação, a tabela de preços por item e todos os formulários necessários. Os interessados podem tirar dúvidas e solicitar apoio na elaboração das propostas aos técnicos das unidades locais da Emater Goiás em todo o estado.

Foto: Abraão Toledo/Emater Goiás

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás

Compartilhe seu amor
Alan Ribeiro
Alan Ribeiro

Alan inicia seus trabalhos com o único objetivo, trazer a todos informação de qualidade, com opinião de pessoas da mais alta competência em suas áreas de atuação.

Artigos: 19856