
Estado avança em produtividade e diversidade de culturas, consolidando-se como terceiro maior produtor de grãos do país
O Governo de Goiás comemora o crescimento da produção total de grãos no estado na safra 2024/2025, que deve chegar a 35,4 milhões de toneladas, um avanço de 17% em relação ao ciclo anterior. Os dados foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no 10º Levantamento da Safra de Grãos, e posicionam o estado como o terceiro maior produtor nacional de grãos.
Segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), esse avanço resulta da combinação entre aumento da área plantada e elevação da produtividade média. A área total cultivada passou de 7,2 para 7,4 milhões de hectares, alta de 2,7%. Já a produtividade subiu 13,9%, alcançando 4,7 toneladas por hectare. O levantamento leva em consideração uma diversidade de culturas, incluindo caroço de algodão, amendoim (1ª e 2ª safras), arroz, aveia, canola, centeio, cevada, feijão (1ª, 2ª e 3ª safras), gergelim, girassol, mamona, milho (1ª, 2ª e 3ª safras), soja, sorgo, trigo e triticale.
“O crescimento da produção em Goiás é fruto do trabalho conjunto entre produtores, pesquisadores, técnicos e políticas públicas eficientes. Com investimentos em tecnologia e gestão, o Estado segue garantindo produtividade, competitividade e sustentabilidade no campo”, destaca a titular em substituição da Seapa, Glaucilene Carvalho.
Produtividade e variedade
Entre as culturas que mais impulsionam esse crescimento, a soja e o milho se destacam como pilares da produção goiana. A soja, líder no estado, teve expansão da área cultivada em 2,5%, totalizando 4,9 milhões de hectares, enquanto a produtividade saltou 18,4%, para uma média de 4,1 toneladas por hectare. A safra anterior era de 3,5 toneladas. Com isso, a produção deve alcançar 20,4 milhões de toneladas, um avanço de 21,4%.
Já o milho apresentou crescimento na área plantada de 3,8%, alcançando 1,8 milhão de hectares, e aumento da produtividade de 6,9%, atingindo 7,0 toneladas por hectare. A produção estimada chega a 12,5 milhões de toneladas, 11% acima do ciclo anterior. Goiás mantém a terceira colocação nacional em ambas as culturas.
Fotos: Lucas Eugênio




Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás