
Localizada na divisa entre Goiás e Minas Gerais, a cidade de Anhanguera vem ganhando destaque como novo destino turístico goiano. Com pouco menos de mil habitantes, o menor município do estado mostra que tamanho não é documento quando o assunto é encantamento e potencial turístico. A cidade agora faz parte do Mapa do Turismo Goiano, integrando oficialmente a Região Turística Lagos do Paranaíba.
Reconhecida nacionalmente como a Capital do Limão Taiti, Anhanguera também é abençoada com um belíssimo lago formado com a construção da Usina de Emborcação, que hoje é um dos principais cartões-postais da cidade. O lugar está pronto para receber os turistas com os braços — e corações — abertos.
O editor do Blog, jornalista Alan Ribeiro, esteve recentemente no município e se encantou com a tranquilidade e o charme bucólico da cidade, que deixa uma impressão mais do que positiva em quem a visita.
Quem pensa que Anhanguera não tem atrativos turísticos se engana. Todos os anos, no mês de novembro, a cidade promove uma grande festa em torno do limão taiti, com três dias de celebração. O evento reúne comidas e bebidas típicas feitas a partir da fruta, como a famosa caipirinha servida em uma betoneira, além de shows e o tradicional passeio ciclístico “Nas Trilhas dos Bandeirantes”.
A secretária municipal de Turismo, Adelaine Meira, afirma que a entrada de Anhanguera no Mapa do Turismo já começa a dar resultados concretos. “Notamos o aumento do público nos eventos e recebemos contato de diversos municípios da região interessados em saber como também podem aderir ao mapa”, comenta.
Anhanguera é a prova de que mesmo os menores municípios podem brilhar quando apostam em suas riquezas naturais, culturais e na hospitalidade de seu povo.