
Quirinópolis recebe 100 novas moradias e reforça liderança estadual em habitação digna com o programa Para Ter Onde Morar
O vice-governador Daniel Vilela afirmou nesta quarta-feira (09/07), em Quirinópolis, que Goiás deve alcançar a marca de 10 mil moradias entregues a custo zero até o fim de 2026. Durante a inauguração de 100 novas unidades no Residencial Jardim Progresso, ele destacou que o Programa Para Ter Onde Morar, do Governo de Goiás, é inédito no país, ao fornecer casa, chave e escritura sem nenhuma cobrança a famílias em situação de vulnerabilidade.
“Goiás é o único estado do Brasil que entrega casa a custo zero. Aqui, a família recebe a chave e o documento, e não tem carnê para pagar. Isso é uma mudança concreta na vida de quem mais precisa”, pontuou Daniel. Segundo ele, a política habitacional atual rompe com práticas do passado, marcadas pela má gestão do erário. “Nosso governador Ronaldo Caiado determinou que não haveria mais cheque-moradia distribuído a aliados. Agora, é casa construída com qualidade e entregue a quem realmente precisa”.
Quirinópolis foi contemplada, desde o início do programa, com 200 unidades no total, ao custo de R$ 30 milhões, valor que, conforme o vice-governador, supera todo o investimento habitacional realizado por gestões anteriores no município. “Só com moradia, fizemos mais do que os últimos 20 anos. Isso sem contar saúde, educação, recapeamento e os programas sociais da maior rede de proteção do Brasil, coordenada por nossa primeira-dama, dona Gracinha Caiado”.
Benefício para o interior
A proposta estadual busca suprir uma lacuna histórica: a ausência de programas habitacionais nas pequenas cidades. “Os projetos federais não chegam ao interior, porque as construtoras não se interessam em fazer poucas casas onde não há lucro. Por isso, Goiás decidiu priorizar o interior, em parceria com as prefeituras”, explicou Daniel.
A meta do governo estadual é entregar 10 mil casas até 2026. Segundo dados da Agência Goiana de Habitação (Agehab), pasta responsável pela gestão do programa, mais de 3.5 mil moradias já foram finalizadas e outras 4 mil estão em fase de construção. As unidades habitacionais são destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas no CadÚnico e com renda de até um salário mínimo. O benefício não gera qualquer despesa futura aos moradores, nem mesmo com escritura. “É uma virada de chave na vida dessas famílias”, disse Daniel. “Além de segurança e dignidade, significa a chance de formar um lar estável, sem o peso do aluguel”.
O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, reforçou o alcance da ação: “Chegamos a 5.040 moradias concluídas no programa Pra Ter Onde Morar – Construção. E mais de 160 cidades já foram contempladas. Estamos abertos a parcerias com todos os 246 municípios goianos”.
A deputada federal Flávia Morais classificou as unidades como “casas dignas, feitas com capricho e zelo”, e ressaltou o papel das mulheres na construção dessas conquistas. Já o prefeito Anderson de Paula afirmou que a parceria com o Governo de Goiás fez de Quirinópolis “vitrine da gestão pública no estado”, com todos os programas estaduais presentes no município.
O evento reuniu ainda deputados, vereadores e famílias beneficiadas. Daniel encerrou sua fala com um recado aos moradores: “Cuidem bem da casa de vocês. Ela é de vocês. E é com ações assim que Goiás se consolida como o estado que dá certo”.
Foto: André Saddi
Vice-Governadoria – Governo de Goiás