
Governador em exercício também assistiu ao desfile de carreiros. “Aqui em Trindade, temos uma das mais simbólicas tradições culturais do país”, ressaltou ele
Trindade, a capital da fé, tornou-se pela segunda vez a capital simbólica do Estado nesta quinta-feira (3/7). Cumprindo a Lei nº 22.813, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e sancionada pelo próprio governador em exercício em 2024, Daniel Vilela formalizou hoje a transferência da capital ao município, que recebe milhões de romeiros para a tradicional Festa do Divino Pai Eterno. Ele destacou a relevância do evento. “Precisamos sempre enaltecer a importância fé na vida das pessoas. Aqui em Trindade, temos, com a Festa do Divino Pai Eterno, uma das mais simbólicas tradições culturais do país. Do ponto de vista cultural, é um momento muito forte para Goiás”, afirmou.
O governador em exercício também lembrou que o Estado apoia o município com investimentos em infraestrutura e acolhimento às comitivas que saem de todas as regiões, seja a pé ou em carros de boi. Em 2025, além da presença das forças estaduais de segurança, foi inaugurado o Viaduto Ronaldo Ramos Caiado Filho e montado mais uma vez o Centro de Apoio do Romeiro (CAR), na Rodovia da Fé (GO-060). “O Governo de Goiás está à disposição, fazendo os investimentos necessários, promovendo as estruturas necessárias para garantir que, a cada ano, a festa seja mais bonita, mais organizada e mais segura para o povo goiano, que é um povo de fé”, citou Vilela.
Iniciada na última sexta-feira (27/6), a Romaria do Divino Pai Eterno segue até o próximo domingo (6/7). Segundo dados da Central de Gestão Integrada, que monitora a festa, apenas em seus primeiros três dias, mais de 1,5 milhão de fiéis passaram pela cidade, número 20% maior do que o registrado no mesmo período em 2024.
Orgulho
O prefeito Marden Júnior declarou que a história do festejo, que completa 185 anos em 2025, é motivo de orgulho para goianos, brasileiros e pessoas do mundo inteiro. “Temos muito o que comemorar. O Governo de Goiás fez a maior obra que esta cidade já recebeu, o viaduto do Portal da Fé, com praticamente R$ 20 milhões em investimentos em Trindade, além de todos os demais programas. Nossa cidade é contemplada por tudo, recapeamento asfáltico, 100% de cobertura de esgoto. É uma demonstração de respeito à história desse município, que temos sempre de valorizar”, disse Marden.
O corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Marcos Ferreira Costa, representou o Poder Judiciário na solenidade. “Goiás, hoje, orgulha cada um de nós por sermos goianos pois mostra capacidade de manter vivas as tradições, as raízes e a cultura. Tudo isso é fruto de um convívio em união entre os Poderes constituídos, que caminham harmonicamente e em evolução constante”, pontuou. Participaram da cerimônia também autoridades dos poderes judiciário, legislativo, estadual, municipais, além de lideranças religiosas.
Fotos: André Saddi



Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás